Pesquisadores da UFC desenvolvem base de dados sobre comportamento de vitimização no Estado

3 de junho de 2011 - 19:38

Da Agência Funcap

Melhorar o serviço de atendimento policial através do conhecimento dos tipos de crimes praticados no Estado. Esse é o objetivo do projeto “Montagem de uma Base de Dados Longitudinal de Vitimização do Ceará: Aspectos Sócio-Econômicos e Espaciais”, do professor José Raimundo Carvalho, do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Há cerca de um ano, ele e outros quatro pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma base de dados e análise sobre o comportamento de vitimização no Estado e na na construção de Laboratórios de Análise Estatística e Criminal, que deve auxiliar a orientação da gestão de segurança pública e a tomada de decisões na SSPDS-CE. Os dois projetos são apoiados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

De acordo com Carvalho, muitos pesquisadores usam as estatísticas criminais para analisar a relação entre o crime e outras questões socioeconômicas. No entanto, um dos maiores problemas que eles enfrentam é a chamada “figura negra” do crime, ou seja, a diferença entre o crime oficialmente registrado e o que realmente aconteceu. “Nós vamos quantificar e qualificar isso pela primeira vez no Estado. A meta é descobrir quais são os crimes que não estão nas estatísticas (boletins de ocorrência), quantas vítimas também não aparecem ali e porque não são denunciados”, explica. Quatro mil questionários estão sendo coletados pelos pesquisadores. O público foi escolhido por amostragem, por meio de um sorteio entre populações de todos os bairros da Capital. Na segunda etapa da pesquisa, prevista para 2012, 25% dos domicílios serão outra vez entrevistados.

Outro projeto do professor também apoiado pela Funcap, o Laboratório de Análise Estatística e Criminal , que consiste em um conjunto de equipamentos computacionais, programas computacionais nas áreas de estatística, geo-referenciamento, otimização e econométricos, e outras estruturas, já apresenta resultados. Os recursos estão sendo empregados no treinamento direcionado a um grupo de técnicos para a formação de uma massa crítica de análise de estatística criminal dentro da SSPDS-CE.

José Raimundo Carvalho acha fundamental que Funcap apoie esse tipo de projetos com aplicação direta no cotidiano da população cearense. “Os meus resultados não vão ficar só na estante. Eles serviram de subsídio para melhorar a gestão de segurança pública”, finaliza.