Definidos os temas da programação científica da 63ª Reunião Anual da SBPC

26 de maio de 2011 - 19:29

Da SBPC

A programação da 63ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Goiânia (GO), de 10 a 15 de julho, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG), contará com cerca de 150 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, assembleias e sessões especiais. Durante o evento, também serão realizadas cinco sessões de pôsteres, nas quais está prevista a apresentação de mais de 4,5 mil trabalhos científicos, além de 88 minicursos.

Nos debates, estarão em discussão políticas públicas em educação, ciência, tecnologia e inovação, e também questões cruciais para o desenvolvimento do País, como mudanças climáticas, Belo Monte e o Programa Espacial Brasileiro. Assuntos que mobilizam a sociedade, como segurança pública, corrupção, dengue, crack e bullying, também fazem parte da programação, que estará disponível no site do evento até o final de maio.

Para debater esses assuntos, foram convidados cientistas renomados de todas as regiões do país, além de autoridades como os ministros Aloisio Mercadante, da Ciência e Tecnologia; Izabella Monica Vieira Teixeira, do meio Ambiente; Antonio de Aguiar Patriota, das Relações Exteriores; e Nelson Jobim, da Defesa. “Trata-se de um evento único no País, no qual a sociedade terá a oportunidade de debater assuntos importantes à luz do conhecimento científico”, afirma a presidente da SBPC, Helena Nader, que fará a abertura do evento no dia 10, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Buafaiçal da UFG, campus Samambaia. Nessa cerimônia, estarão presentes diversas autoridades do governo local, estadual e federal.

Além da programação sênior, a 63ª Reunião Anual da SBPC também contará com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem, programação voltada para estudantes do ensino básico; a Expot&c, mostra de projetos de ciência e tecnologia; a SBPC Cultural, atividades com ênfase nas expressões artísticas local e regional; e a Feira de Livros, espaço para editoras e livrarias.

Como participar

O evento é aberto ao público, que pode participar gratuitamente e sem inscrição prévia da maioria das atividades (mesas-redondas, conferências, simpósios, encontros e sessões especiais). A inscrição é necessária apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Mais informações no site http://www.sbpcnet.org.br/goiania.