Belo Horizonte sedia Fórum Nacional Consecti & Confap

25 de maio de 2011 - 19:26

O encontro faz parte das comemorações dos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig

O primeiro Fórum conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do ano de 2011 será realizado em Belo Horizonte (MG). A capital mineira receberá, nos dias 30 e 31 de maio, todos os presidentes das FAP’s do Brasil e os Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia.

O encontro faz parte das comemorações pelos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig, motivo pelo qual a solenidade de abertura ocorrerá na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e será presidida pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia e pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante Oliva.

Na programação do Fórum haverá, além da sessão de abertura e da comemoração pelos 25 anos da Fapemig, debate sobre o novo arcabouço legal da ciência e tecnologia do país.

Em 2010, ocorreram cinco encontros nas cidades de Natal, Maceió, Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza, respectivamente, onde foram tratadas questões relevantes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil.

Segundo o presidente do Confap, Mário Neto Borges, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), “a questão do arcabouço legal foi definida como foco prioritário para a pauta dos dois conselhos, por ser hoje de um dos maiores entraves para que a CT&I no Brasil possa ganhar agilidade, qualidade e competitividade”, finaliza.