Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde visita a Funcap para estabelecer parcerias com o Ceará

24 de maio de 2011 - 19:22

Na terça-feira (24), o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, António Correia e Silva, visitou a Funcap para conhecer os projetos da fundação e estudar possibilidades de parceria entre as universidades cearenses e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Segundo ele, o país objetiva criar uma instituição semelhante às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras.

O ministro disse que gostaria de visitar o recém-inaugurado Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial (IPDI) e de conhecer projetos de pesquisa relacionados a energias renováveis, aquicultura, pesca, impacto ambiental e ciências agrárias, áreas de interesse para estimular o desenvolvimento de Cabo Verde.

Ele também demonstrou interesse pelos projetos de divulgação científica desenvolvidos pela Funcap, como a produção de vídeos e o curso de especialização em Jornalismo Científico, realizado em parceria com a UFC entre 2009 e 2010.

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, apresentou as linhas de atuação da Funcap e disse estar disposto a colaborar, inclusive levando integrantes da fundação ao país para prestarem consultoria. Ele se mostrou entusiasmado com a ideia da criação de um órgão similar às FAPs. “Isso facilitará bastante a cooperação científica entre os dois países”, afirmou.