Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação integrará Governo, academia e empresas

19 de maio de 2011 - 19:20

Da Agência Funcap

Documento vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, promover novas parcerias e aumentar a participação estadual na produção científica do País

Após ser amplamente discutido no Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o documento que definirá as diretrizes dos órgãos ligados ao setor até o ano de de 2020, foi apresentado à comunidade acadêmica hoje, no auditório do Instituto Atlântico. O próximo passo é sistematizar as ideias e sugestões à versão preliminar do Plano de Ação em CT&I e apresentar a sua versão final na próxima reunião do Conselho, ainda neste semestre. De acordo com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, um dos objetivos do Plano é possibilitar que, na próxima década, haja um incremento na participação do Estado dentro da produção científica nacional. “Nos últimos 10 anos nós crescemos 1% em participação. Agora, a meta é mais ambiciosa, queremos chegar a pelo menos 4,3% desse volume”, aposta.

Para René Barreira, titular da Secitece, muito já foi investido nos últimos quatro anos, como a criação do Conselho Estadual de CT&I, a aprovação da Lei de Inovação, a regulamentação do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (FIT), a reestruturação da Funcap e a inauguração do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI). Segundo ele, o plano vai se caracterizar como um marco na atuação voltada ao setor. “O principal desafio é orientar definitivamente os órgãos e empresas envolvidos com Ciência, Tecnologia e Inovação para caminhos que levem ao avanço econômico e social do Ceará”, explica. O secretário adjunto da pasta, Almir Bittencourt, destaca que “nenhum segmento da economia poderá crescer sem aporte em CT&I”.

Atualmente, o Ceará é o segundo lugar no Nordeste em volume de investimentos, perdendo apenas para a Bahia. Bittencourt lembra, também, que o Estado vai injetar e prospectar ainda mais recursos em pesquisas nos próximos anos, com a implantação da Refinaria Premium II, que deve empregar 60 mil pessoas em sete anos. “Nós temos que transformar conhecimento em riqueza”, afirma.

No documento são contempladas as opções estratégicas e que deverão orientar a formulação de Programas, Projetos e Ações, quando da elaboração do Planejamento Plurianual Participativo (PPA), do governo estadual. A versão preliminar está disponível para consulta no site da Secitece