III Fórum Brasileiro do Semiárido tem início em Sobral

19 de maio de 2011 - 19:20

Da UVA

O evento, que prossegue até o dia 21 de maio, reúne, em sua primeira edição nacional, representantes de instituições brasileiras e estrangeiras, professores e pesquisadores para debater o semiárido brasileiro.

A solenidade de abertura do Fórum, presidida pelo Magnífico Reitor da UVA, Professor Antonio Colaço Martins, foi realizada no dia 18 de maio, no Espaço de Convivência do Núcleo de Disciplinas Complementares, no campus da Betânia. O reitor lembrou a Missão da UVA e o compromisso estabelecido pela Universidade com o desenvolvimento do semiárido cearense. “Quem lê a nossa missão já vê em sua formulação que, além de ensino de excelência, a pesquisa e extensão deverão visar a melhoria da qualidade de vida no semiárido. Nossa visão de futuro diz também que, daqui a 20 anos, a nossa pretensão é que nenhuma instituição vá estudar o semiárido do nosso Estado setentrional sem saber o que nós já pesquisamos ou o que estamos pesquisando. Há uma ligação visceral entre a nossa atuação e o nosso compromisso com o semiárido. O nosso lema geral traz a frase em latim que diz “Agere Sequitvr Esse”, que significa “O agir segue o ser”. Este Fórum é consequência do nosso ser, da nossa missão, da nossa vocação”, disse o Reitor da UVA para uma plateia composta por estudantes, professores e pesquisadores de vários estados brasileiros.

Em sua palestra de abertura do Fórum, o Secretário Adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Almir Bittencourt., afirmou que a escassez de recursos naturais, característica da região semiárida, não constitui fator impeditivo para o desenvolvimento do país. Segundo ele, o conhecimento, a tecnologia e a informação produzidas pelos Institutos de Ensino e de Pesquisa, além do repasse desse conhecimento para a sociedade, são opções capazes de contribuir para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. “Um dos grandes desafios que nós devemos enfrentar é fazer com que o conhecimento que é gerado nos Institutos, nas Universidades, nos Centros de Pesquisa, se faça presente no dia a dia das pessoas e gere, inclusive, renda, riqueza para toda a comunidade; ou seja, que esse conhecimento se difunda em benefício de todos”, disse o Secretário.

Bittencourt estacou, ainda, a contribuição do Fórum Brasileiro do Semiárido para a difusão do conhecimento: “Aqui surge uma outra alternativa para consolidar a pesquisa, para consolidar os níveis de pós-graduação nas instituições da cidade de Sobral e fazer da cidade um centro de estudos e pesquisas sobre o semiárido, reconhecido mundialmente. O Fórum do Semiárido é um grande salto para a UVA, é um grande salto para os pesquisadores da instituição, para os professores, estudantes e para todos os que fazem a administração da Universidade”, finaliza.

O Coordenador Geral do Fórum, prof. Falcão Sobrinho, saudou os participantes e lembrou o empenho de todos na realização do evento.

Além de professores e estudantes da UVA e de outras instituições do país, estiveram presentes à solenidade de abertura, o Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, a Vice-reitora Palmira Soares, do Coordenador Geral do Fórum do Semiárido e Pró-reitor de Extensão, José Falcão Sobrinho e o presidente do Instituto Nacional do Semiárido, Roberto Germano da Costa, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia foi feita a doação de 400 exemplares de 200 títulos editados pela Coleção Mossoroense para a Universidade Estadual Vale do Acaraú. O termo de doação foi assinado pelo Reitor da UVA e pelo Editor da Coleção Mossoroense, Caio César Muniz.

O Fórum

A construção de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável do semiárido e da qualidade de vida dos habitantes da região é um dos propósitos principais que tem norteado, ao longo de três edições, as discussões de pesquisadores participantes do Fórum do Semiárido, promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Em sua edição nacional, o III Fórum Brasileiro do Semiárido teve início nesta quarta-feira (18) e traz como tema “Educação Contextualizada: natureza, técnicas, cidadania e diversidade cultural”.

O III Fórum do Semiárido prosseguirá até 21 de maio com 13 mesas-redondas, grupos de trabalhos, 42 minicursos e apresentação de trabalhos de pesquisa em diversos eixos temáticos, no campus da Betânia.