UVA realiza III Fórum Brasileiro do Semiárido

17 de maio de 2011 - 19:17

Com o tema “Educação Contextualizada: natureza, técnicas, cidadania e diversidade cultural”, o III Fórum Brasileiro do Semiárido, promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), começa amanhã (18) e prossegue até o dia 21 de maio, no campus da Betânia, em Sobral. Mais de 1.400 participantes de diferentes regiões do país estão inscritos para o evento.

Durante o encontro, serão abordados temas como: “Arte e conservação do solo do semiárido”, “A contribuição da educação do campo para o ensino de Geografia”, “A religião no semiárido”, “Gestão escolar e o cotidiano na escola”, “Paleontologia do Semiárido: 500 milhões de anos de evolução”, entre outros. A programação também inclui grupos de trabalho (GTs), atividades culturais e apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Entre os palestrantes estrangeiros estarão presentes os pesquisadores Timothy J. Finan, da Universidade do Arizona (USA), Juan Carlos Guevara, do Instituto Argentino de Investigações em Zonas Áridas, e Donald R. Nelson, da Universidade da Georgia (USA). Também participarão professores e pesquisadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú e de diversos estados do país, que apresentarão o Semiárido a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, além de debater as experiências e metodologias pedagógicas praticadas na região.

Outras informações sobre o III Fórum Brasileiro do Semiárido podem ser obtidas no site http://www.uvanet.br/forum_semiarido/