Estudantes de Geografia da UVA realizam mostra para comemorar o Dia Mundial do Solo

12 de maio de 2011 - 19:15

Com informações da UVA

Professores e estudantes do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e de escolas da Rede Estadual de Ensino de Sobral estiveram reunidos, no dia 3 de maio, para a I Mostra de Materiais Didáticos para Estudos dos Solos. O evento, promovido pelo Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos Geográficos (LAPPEGEO), foi realizado no Centro de Ciências Humanas da UVA, em Sobral.

O material exposto foi produzido por bolsistas da Funcap e do CNPq que atuam no LAPPEGEO e por estudantes da disciplina de Pedologia do Curso de Geografia da universidade.

A Mostra é resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo de dois anos no projeto de pesquisa “A produção de material didático no contexto colaborativo ao ensino do solo”, coordenado pela professora Cleire Lima da Costa Falcão. “A pesquisa tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos, que ajudem no ensino de conteúdos relacionados ao estudo do solo. Os materiais têm como finalidade ser um auxílio lúdico na linguagem e na leitura, salientando a importância do solo como recurso natural e essencial para a sustentação da vida e do ecossistema”, explica a professora.

Os processos de composição e formação dos solos, suas características físicas, processos erosivos, formas de manejo e conservação do solo foram apresentados com jogos, amostras de monólitos e maquetes. O material didático produzido estará disponível no LAPPEGEO e poderá ser utilizado em cursos de extensão. “O contato direto com o solo é uma experiência inédita para muitos professores do Ensino Fundamental e Médio. Para preencher esta lacuna, os materiais didáticos inicialmente produzidos serão utilizados em cursos de extensão universitária, que terão como objetivo capacitar os professores para o uso em sala de aula”, explica a professora Cleire.

O LAPPEGEO está aberto à visitação de estudantes e professores de escolas públicas e particulares. As visitas podem ser agendadas na Coordenadoria do Curso de Geografia da UVA, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus do Junco, em Sobral, ou pelo telefone (88) 3677.7859.