Governador Cid Gomes inaugura Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

11 de maio de 2011 - 19:13

IPDI foi construído com recursos da Funcap e da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Educação Superior.

Governador Cid Gomes inaugura Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Da Agência Funcap

O governador Cid Gomes inaugurou hoje pela manhã, a sede do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), localizado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Instituto foi construído e equipado com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Os dois órgãos investiram R$ 3,1 milhões na construção e instalação dos primeiros laboratórios. Segundo Cid Gomes, o IPDI vai ter “o que há de mais avançado em matéria de equipamentos para pesquisa e laboratórios”, que devem servir também à iniciativa privada. “O objetivo é procurar superar os desafios que as empresas encontram para o seu crescimento”, explica.

Durante a solenidade, o governador do Estado, o presidente do IPDI, Lindberg Gonçalves, o secretário da Secitece, René Barreira, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, e o vice reitor da UFC, Henry Campos, visitaram as instalações do prédio e dois dos laboratórios que já estão em funcionamento: o Centauro, o primeiro laboratório associado ao instituto, e o Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura. Cid Gomes conheceu o primeiro robô cearense, produzido pelo Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro), que utiliza softwares livres para seu funcionamento e atende a comandos em inglês. Além disso, também foi apresentado o microscópio capaz de realizar análises ligadas a nanotecnologia. “Isso é o futuro. Ainda se utiliza para a fabricação de chip o silício, mas já se pesquisam outros materiais, e isso quem vai abalizar e indicar o caminho a seguir é a nanotecnologia”, afirma o governador.

Cid ainda lembrou que após a implantação da siderúrgica e de uma indústria petroquímica, será fundamental ter investimentos em laboratórios e pesquisas. Para ele, o IPDI vai ser um elo para pensar o futuro, mas também para atender demandas e necessidades presentes.

O presidente do IPDI, professor Lindberg Gonçalves, disse que o instituto responderá a demandas do setor produtivo. Ele também afirmou que o órgão estabelecerá convênios com indústrias e com instituições como indústrias, Fiec, Cetene, Cetem e com outros parceiros com objetivos semelhantes. Ainda segundo Lindberg, o IPDI será um conector entre academia e a indústria.