Pesquisadores apontam soluções inovadoras durante encontro na Funcap

10 de maio de 2011 - 19:12

Durante a manhã desta terça-feira, 25 pesquisadores do programa de pós-graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) tiveram a oportunidade de apresentar suas teses durante um encontro realizado no auditório da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Empresários de diversos setores estiveram presentes para identificar oportunidades de novos negócios, dentro das soluções inovadoras apontadas pelos pesquisadores.

Para a pesquisadora e empresária Cristiane Clemente de Mello, da ACP Biotecnologia, o evento promoveu a aproximação e a troca de conhecimentos entre os dois setores – academia e empresa. “Os pesquisadores acabam tendo um direcionamento para seus projetos e os empresários têm a oportunidade de conhecer novas tecnologias e processos. Dessa forma, universidades e empresas podem juntar competências e reduzir os custos de investimentos”.

Um dos trabalhos apresentados propõe um sistema assistido de interface entre homem e máquina, que possibilita mobilidade autônoma por meio de sinal eletroencefalográfico a portadores de paraplegia e tetraplegia. A pesquisa é do Laboratório de Automação Inteligente, ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Espírito Santo. De acordo com um dos pesquisadores, o biólogo colombiano Johon Freddy Sarmiento, o protocolo está pronto, mas é preciso aprimorar a personalização de captura dos sinais. “A nossa grande inovação é conseguir capturar sinais do imaginário motor”, explica. A pesquisa já rende desdobramentos. Agora o foco é aumentar as possibilidades de uso do sinal eletroencefalográfico, que está sendo testado para o diagnóstico de doenças como o Alzheimer.

Sobre a ACP Biotecnologia

A ACP Biotecnologia é uma empresa de base tecnológica especializada na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos que têm como insumo básico a água de coco em pó, que pode ser utilizada em processos biotecnológicos na área da saúde humana e animal e no agronegócio. Algumas das aplicações possíveis de produtos desenvolvidos a partir da água de coco em pó são: alimento funcional, conservante de céulas, tecidos e órgãos, cicatrizante, conservante de vírus (vacinas aviárias, sorotipos da dengue), reprodução (criopreservação e multiplicação genética), cosmética e nanotecnologia.