CNPq entrega prêmio Almirante Álvaro Alberto ao neurologista Iván Izquierdo

5 de maio de 2011 - 19:10

Com informações do CNPq

Na terça-feira (03), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Glaucius Oliva, entregou o prêmio Almirante Álvaro Alberto, a mais importante honraria em ciência e tecnologia do Brasil, ao neurologista Iván Izquierdo, um dos maiores especialistas do mundo na área da fisiologia da memória. A entrega aconteceu durante Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro.O Prêmio objetiva reconhecer pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do avanço da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

Ao receber o certificado do Ministro Mercadante, o pesquisador Iván Izquierdo agradeceu a homenagem e disse se sentir muito honrado com o prêmio. “Comecei a fazer pesquisa desde meus 19 anos de idade e de lá pra cá não parei mais. Dediquei minha vida para entender como funcionam os mecanismos do complexo labirinto das memórias. E esta noite, recebendo este importante prêmio, ao lado dos meus familiares, amigos e alunos, tenho certeza que é mais uma prova de que valeu a pena todo meu esforço”, declarou emocionado.

Sobre Iván Izquierdo

O pesquisador Iván Antonio Izquierdo fez a graduação e o doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA). Em 1973, mudou-se para o Brasil , incorporando-se posteriormente à Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp, onde fundou um grupo de pesquisas em neurociência. Desde 1978, reside em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e, em 1981, obteve nacionalidade brasileira. Membro de várias Academias e sociedades científicas do país e do exterior, Izquierdo fez grandes descobertas na área da fisiologia da memória.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Izquierdo já recebeu mais de 50 prêmios e distinções. Autor de 17 livros e mais de 650 artigos científicos. Durante mais de 20 anos, Izquierdo integrou o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu grupo de pesquisa, agora ampliado, está no Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde Izquierdo é Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória.

Outras informações sobre o prêmio Almirante Álvaro Alberto na página http://www.cnpq.br/premios/2010/paa/premio.htm