Conheça os projetos brasileiros selecionados para a Intel ISEF

3 de maio de 2011 - 19:06

Com informações da Febrace

Dezoito projetos brasileiros serão apresentados na Intel ISEF, a maior feira de ciências pré-universitária do mundo, que será realizada de 8 a 13 de maio em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Cerca de 1.500 estudantes devem participar do evento. Os projetos brasileiros foram selecionados durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Em 2010, o Brasil foi o país com a 3ª melhor colocação na Intel ISEF, atrás dos Estados Unidos e da China, conquistando 19 prêmios, sendo cinco deles em 1º e 2º lugar.

Vinte e oito estudantes brasileiros irão apresentar os dezoito projetos finalistas. Eles concorrem a mais de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e outros prêmios.

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou vários projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair.

Febrace e Mostratec

Para a composição da Delegação Brasileira de jovens que representará o Brasil internacionalmente neste ano, a Intel contou com a parceria das duas maiores feiras pré-universitária do Brasil – Febrace (São Paulo) e Mostratec (Porto Alegre).

A nona edição da mostra de projetos da Febrace, que aconteceu de 22 a 24 de março, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil, que foram avaliados por profissionais do mercado e por pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo e das universidades parceiras. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados para competirem na Intel ISEF vindos dos estados de Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A 25ª edição da Mostratec, que aconteceu entre 18 e 23 de outubro de 2010, recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil. Para se qualificarem para a Intel ISEF, todos os projetos nacionais foram avaliados por profissionais do mercado, pesquisadores mestres e doutores da Fundação Liberato. Dos projetos apresentados, nove foram selecionados vindos dos estados de Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Conheça os projetos da Delegação Brasileira

AMAZÔNIA

PROJETO: ARVO – Automatic Recycling of Vegetable Oil

De: Manaus, AM

Estudantes: Allan Soares de Sousa, Líbia Ezagui Torres de Brito e Marcel de Almeida Siqueira.

A máquina desenvolvida é capaz de gerar com eficiência sabão em barra de alta qualidade a partir da adição de óleo vegetal usado, soda cáustica, amaciante e água.

CEARÁ

PROJETO: Projeto Energia Positiva – A utilização de pequenos aerogeradores na produção e consumo sustentável do potencial eólico de Acaraú

De: Acarau, CE

Estudantes: Arbiston de Sousa Borges, Rivan Rocha Pará

O projeto consiste num aerogerador doméstico capaz de aproveitar satisfatoriamente a energia cinética oferecida pelos ventos e convertê-la em energia elétrica por meio do uso de sucata para o barateamento dos custos da estrutura.

PROJETO: Utilização da robótica educacional como auxílio no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas

De: Maracanaú, CE

Estudantes: Wanderson Magalhães da Costa e William Braga de Sousa

Por meio da utilização de um robô inseto como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de matemática e física, estudantes que participaram de oficinas de robótica obtiveram um crescimento 68% na média das notas em matemática e de 87% em física.

MARANHÃO

PROJETO: Avaliação dos parâmetros físico-químicos e dos aspectos ambientais no desenvolvimento de um carvão alternativo.

De: Imperatriz, MA

Estudante: Carlos Guilherme Lopes Grotto

Desenvolvimento de um tipo de carvão alternativo, com vantagens em parâmetros físico-químicos e menor índice de poluição. O carvão produzido apresenta maior eficiência em todos os fatores físico-químicos analisados.

PROJETO: Aproveitamento Sustentável do Buriti (Mauritia Flexuos): Uma Alternativa ao Desenvolvimento das Comunidades Rurais do Oeste Maranhense

De: Imperatriz, MA

Estudante: Emily Ferreira Soares

O projeto tem como objetivo contribuir para a conservação e o uso sustentável das florestas nativas da palmeira Buriti, por meio do estímulo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do buriti.

PARÁ

PROJETO: Pesquisando a Ação Larvicida do Melão-de-São-Caetano

De: Abaetetuba, PA

Estudante: Rafael Carmo da Costa

O estudo apresenta o emprego da erva melão-de-são-caetano (Mormodica charantia) como larvicida eficaz sobre as larvas do Aedes aegypti.

PERNAMBUCO

PROJETO: O índice constitucional

De: Recife, PE

Estudante: Ana Sofia Cardoso Monteiro

O projeto apresenta o Índice de Constitucionalidade (IC) como um avaliador social que explora parâmetros neutros ao categorizar o desenvolvimento com o objetivo de não tarjar a efetividade de sistemas governamentais, mas avaliar sua eficiência jurídica.

PROJETO: A problematização como estratégia pedagógica em educação nutricional: uma abordagem socioconstrutivista

De: Recife, PE

Estudante: Heitor Geraldo da Cruz Santos

A pesquisa consiste num estudo de caso sobre a eficiência de uma metodologia de educação nutricional que problematiza o processo de aprendizagem e considera alguns aspectos do socioconstrutivismo no processo de mudança de comportamento alimentar.

RIO DE JANEIRO

PROJETO: Produzindo Bio-DME, transformando poluição em energia

De: Macaé, RJ

Estudante: Lucas Ribeiro Mata

Um equipamento inovador foi desenvolvido com o objetivo do produzir uma planta de produção do DME (dimetil-éter) a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar utilizando sucata comum.

RIO GRANDE DO SUL

PROJETO: TouchingNotes II – música para os sentidos

De: Novo Hamburgo, RS

Estudante: Vinícius Guilherme Müller

O projeto trata do desenvolvimento de um dispositivo capaz de interpretar comandos no protocolo MIDI, provenientes de um teclado musical ou do computador, codificando as notas tocadas em vibrações.

PROJETO: Biolixiviação Anti-cromo

De: Novo Hamburgo, RS

Estudantes: Marcelo Jung Eberhardt, Patrick Comassetto Führ

O projeto de Biolixiviação anti-cromo visa o remanejamento do cromo presente na serragem de rebaixadeira por meio da biolixiviação com Acidthiobacillus ferrooxidans.

PROJETO: Análise da impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde II

De: Novo Hamburgo, RS

Estudante: Kawoana Trauman Vianna,

Esta pesquisa visa produzir um tecido para a confecção de meias e curativos para tratar os problemas do pé diabético, evitando amputações ou auxiliando no pós-operatório de cirurgias. O material desenvolvido é capaz de ativar a circulação sanguínea e evitar infecções.

PROJETO: Produção Limpa de Biodiesel de Microalgas II

De: Novo Hamburgo, RS

Estudante: Vitória Rech

Tendo em vista os problemas sociais e ambientais causados pelo aumento da emissão de dióxido de carbono devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis, este projeto prevê a utilização de uma matéria prima renovável, a microalga Nannochloropsis oculata, para a produção de biodiesel.

SÃO PAULO

PROJETO: Padronização e uso de “sulfitômetro” para detecção rápida de sulfitos em pescados

De: Santos, SP

Estudantes: Gabriela Ono, Angela Di Gianni, Giovanna Calçada Tanniguchi

O projeto propõe um método para a detecção dos sulfitos no pescado. Seu uso em pescados e derivados mostrou que 1% das pessoas são sensíveis a sua presença e podem desenvolver manifestações como urticária, rubor, náuseas, diarreia, asma, podendo chegar até ao choque anafilático.

PROJETO: Oleoquímica: Reutilização de óleo de soja para produção de resinas alquídicas

De: São Paulo, SP

Estudantes: Adriana Ferreira Santana, Tiago Tolone Craveiro de Oliveira

Este trabalho apresenta uma possibilidade de reutilização do óleo de soja por meio da produção de resinas alquídicas. Além da viabilidade ambiental, a produção de tais resinas apresenta viabilidade econômica.

PROJETO: Sulfonação de Poliestireno: Aplicação na retenção de íons de metais pesados da água II

De: São Paulo, SP

Estudantes: Amanda De La Rocque Rodrigues, Carlos Henrique Leite da Silva e Paolo Damas Pulcini

O projeto tem o objetivo de transformar o isopor em uma resina de troca iônica por sulfonação em meios homogêneos, contribuindo para remover o isopor do meio ambiente.

PROJETO: Tecendo Saúde: A tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria Nigriventer II

De: São Paulo, SP

Estudante: Leonardo de Oliveira Bodo

O objetivo da pesquisa é encontrar novos antibióticos que reduzem, em quase 100%, as chances dos microrganismos adquirem resistência. Segundo o pesquisador, uma hipótese é que seria possível encontrar substâncias antibióticas na ooteca da aranha Phoneutria nigriventer, já que também é usado para proteger os ovos das presas e também de infecções.

PROJETO: Métodos educacionais para atual juventude e portadores de déficit de atenção e/ou hiperatividade

De: São Paulo, SP

Estudante: Matheus Manuppella

O projeto propõe a utilização de jogos de vídeo como método de concentração e autocontrole para adolescentes portadores de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).