Termina em maio o prazo de inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica

29 de abril de 2011 - 19:04

Com informações do CNPq

As inscrições para o 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica prosseguem até o dia 20 de maio. Este ano, a categoria escolhida foi “Jornalismo Científico”. O vencedor receberá R$20 mil, diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho, em Goiânia (GO).

O Prêmio José Reis é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em sistema de rodízio de três categorias: “Jornalismo Científico”, “Divulgação Científica” e “Instituição”.

Para se inscrever, o candidato deve enviar ao CNPq a ficha de inscrição preenchida, uma cópia do registro de jornalista do Ministério do Trabalho e Emprego (MTb), currículo atualizado na Plataforma Lattes, justificativa da contribuição significativa à divulgação científica e tecnológica e apresentação dos trabalhos (no mínimo cinco e no máximo dez) considerados mais relevantes.

O endereço para envio é: CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, 71605-001. Outras informações no site http://www.premiojosereis.cnpq.br

Sobre o Prêmio José Reis

O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento do trabalho do professor José Reis. Inicialmente o prêmio era bienal e os candidatos eram sugeridos pela própria comissão julgadora. Em 1982 tornou-se anual e, a partir de 1983, passou a contar com as três categorias atuais: “Divulgação Científica e Tecnológica”, ao pesquisador ou escritor como divulgador da Ciência; “Jornalismo Científico”, ao jornalista destaque da área, e “Instituição”, premiando a instituição ou o veículo de comunicação que mais apoiou a divulgação científica.

Desde 1995, o Prêmio é concedido anualmente a apenas uma das três categorias, em sistema de rodízio, iniciando-se com Divulgação Científica e Tecnológica.

Quem foi José Reis

José Reis nasceu no Rio de Janeiro em 1907. Sua formação acadêmica incluiu a Faculdade Nacional de Medicina (1925-30) e o Instituto Oswaldo Cruz (1928-29), de onde foi para o Rockefeller Institute, em Nova York, especializar-se em virologia (1935-36). Também foi diretor do Instituto Biológico de São Paulo. Como pesquisador, realizou diversos trabalhos em Ornipatologia, tornando-se especialista em doenças de aves.

Em 1947, o professor José Reis começou a publicar no jornal Folha da Manhã artigos de Divulgação Científica. Esses artigos foram a base para seu trabalho que, entre outras realizações, inclui a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, que ajudou a fundar em 1948.

José Reis conseguiu aliar uma importante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar ciência de modo didático por meio da imprensa. Ele chegou a ser Diretor de Redação da Folha de S. Paulo, entre 1962 e 1968.

Em 1964, recebeu o Prêmio John R. Reitemeyer, concedido pela Sociedade Interamerica de Imprensa e União Panamericana de Imprensa, por seus trabalhos em Jornalismo Científico. E em 1975, recebeu o Prêmio Kalinga, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) por seu trabalho de divulgação científica. Entre outros ganhadores desse prêmio estão o filósofo britânico Bertrand Russell e a antropóloga americana Margaret Mead.

No dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos, José Reis morreu, vítima de uma série de pneumonias. Ele manteve sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo até ser internado.