Versão preliminar do Plano Estadual de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará é apresentada

7 de abril de 2011 - 18:49

Da Secitece

Debate sobre o documento acontece na reunião do Conselho Estadual de CT&I

A versão preliminar do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, que contempla o período de 2011 a 2020, está pronta para ser submetida ao Conselho Estadual de Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pelo secretário da Secitece, René Barreira, e o secretário-adjunto, Almir Bittercourt. “O Plano estabelece uma orientação para a atuação dos órgãos envolvidos com CT&I, área determinante para o desenvolvimento do Estado. No documento são contempladas as opções estratégicas, e que deverão orientar a formulação de Programas, Projetos e Ações, quando da elaboração do Planejamento Plurianual Participativo (PPA), do governo estadual”, explica Almir Bittencourt.

Na reunião com o Conselho, que ocorrerá ainda no mês de abril, a versão preliminar será submetida à apreciação. As sugestões serão integradas ao documento final, que servirá para direcionar os projetos e ações na área durante os próximos 10 anos.

“Os debates realizados na reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em torno da versão proposta do Plano deverá enriquecer seu conteúdo. Deste modo, o documento final será um instrumento relevante não somente para o desenvolvimento desta área, mas, sobretudo, para o desenvolvimento sustentado do Ceará”, comenta René Barreira.

A versão do documento que será objeto de discussão no Conselho foi elaborada com base em várias fontes referenciais, dentre as quais destacam-se: o Plano Nacional de C&T; a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, precedida de encontros regionais; o Livro Azul, onde estão listadas as conclusões e recomendações da 4ª Conferência Nacional de CT&I, realizada em 2010; a Avaliação das Universidades Estaduais Públicas, em 2010; as deliberações resultantes da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), em 2010, e as diretrizes do Governo do Estado para 2011-2014.

Para conferir a íntegra do documento, clique aqui.

Mais sobre o Conselho Estadual de CT&I

Criado na Constituição do Estado em 1989 – e só instalado em 2008, o O Conselho Estadual de CT&I tem, além do acompanhamento da execução do Plano Estadual de CT&I, as atribuições de realizar estudos temáticos no segmento e orientar às instituições de pesquisa.

Presidido pelo governador Cid Gomes, o Conselho tem como vice o secretário da Secitece, René Barreira. Na última reunião de 2010, realizada em dezembro, ficou estabelecido que este ano serão realizados quatro encontros do Conselho, que é formado ainda pelos reitores das cinco universidades do Estado mais o IFCE, Seplag, Seduc, Casa Civil, além de outras instituições ligadas à área, empresários e pesquisadores.