Atividades da penúltima fase da Olimpíada Brasileira de Química prosseguem até 1º de abril

6 de abril de 2011 - 18:44

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Os dezesseis estudantes selecionados para a 5ª fase da Olimpíada Brasileira de Química continuam em Campinas, até sexta-feira, 1º de abril. Eles participam do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, ministrado por professores do Instituto de Química da Unicamp e de outras atividades, como visitas a museus de ciências e a laboratórios.

Doze estudantes que participam da atual fase da competição são cearenses. Segundo o professor Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química, o número se deve, entre outros fatores, ao grande interesse das escolas na avaliação externa de seus alunos, à participação ativa dos professores dessas escolas, ao estímulo que um estudante premiado provoca nos demais alunos de sua sala e à vontade que os alunos demonstram em vencer os desafios propostos pelas olimpíadas. “O conjunto desses fatores faz com que o Ceará ganhe destaque nas olimpíadas científicas, sobretudo a de Química”, explica.

Ainda de acordo com Sérgio Melo, o Ceará é o estado com o maior número de inscritos na competição. Segundo ele, a Olimpíada de Química já atinge mais de 15 mil estudantes de escolas públicas e privadas no Estado. Ele explica, ainda que atualmente, a olimpíada é realizada em seis fases, sendo as três últimas seletivas para as vagas nas delegações que representam o Brasil em Olimpíadas internacionais. “Frequentemente, os estudantes do Ceará se destacam nessas três fases finais, iniciadas com uma avaliação de conhecimentos de experimentação química”.

Em 2011, Ano Internacional da Química, os organizadores da Olimpíada Brasileira de Química querem dobrar o número de inscritos na competição. “Nossa meta é atingirmos 300 mil estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do País”.

Não foram selecionados estudantes de escolas públicas para a atual fase da competição. No ano passado, de acordo com o professor Sérgio Melo, havia um estudante entre os quinze participantes da 5ª fase da OBQ.

Sobre o Programa Nacional Olimpíadas de Química

Em 1995, foi lançado o Programa Nacional Olimpíadas de Química. A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) foram as duas primeiras instituições que apoiaram o projeto. Depois, o programa ganhou apoio do CNPq, da CAPES, e de outras FAPs e IES.