DAAD oferece bolsas para pós-graduação na Alemanha

1 de abril de 2011 - 18:42

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento, que tem como objetivo oferecer cursos em universidades alemãs para profissionais procedentes e atuantes desses países. A iniciativa, mantida com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão, é divulgada internacionalmente e oferece cerca de 260 bolsas de estudo por ano, distribuídas para candidatos procedentes de mais de 70 nações da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência profissional depois de concluído o curso de graduação e atuar em organismo internacional, organização não-governamental, instituição pública ou empresa privada. Há opções cursos em inglês e alemão. Nos dois casos, é preciso comprovar o conhecimento da língua. Mas os candidatos selecionados para os cursos em língua alemã poderão receber uma bolsa prévia para aulas de aperfeiçoamento na Alemanha, que podem durar de dois a seis meses.

O DAAD informa que não há cotas definidas para cada país. Nessa edição, estão sendo oferecidos 43 cursos nas seguintes áreas: gestão e política econômica, planejamento regional, engenharia e ciências próximas, ciências agrícolas, florestais e ambientais, matemática, saúde, ciências sociais, educação, direito e mídia.

Os benefícios, para os aprovados, incluem bolsa mensal de 750 euros, ajuda de custo para passagem aérea e seguro saúde. Os cursos têm duração de 12 a 24 meses, com início a partir de setembro e outubro de 2012.

Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até o dia 31 de julho de 2011. Outra opção é encaminhá-la para a instituição em Bonn, na Alemanha, até 31 de agosto ou diretamente para as universidades, com data final até 15 de outubro. O edital de seleção e outras informações podem ser encontrados no site brasileiro do DAAD: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.

Segundo o DAAD, na última seleção, dos 40 brasileiros que se candidataram, nove foram contemplados com bolsas de estudos. Dois deles realizarão o curso na Universidade de Magdeburg, enquanto os demais seguirão para as universidades de Leipzig e Freiburg, de Ciências Aplicadas de Colônia (FH Köln) e as universidades técnicas de Dresden e Darmstadt. Também há um estudante selecionado para o Instituto de Tecnologia de Karsruhe (KIT) e outro para o convênio entre as universidade de Göttingen e de Talca, no Chile.

O DAAD é uma das maiores organizações de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil estudantes apoiados (alemães e estrangeiros) anualmente.