Museu da Vida lança concurso de fotos e vídeos sobre a química no cotidiano

30 de março de 2011 - 18:41

O Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, lançou, este ano, o concurso de fotos e vídeos caseiros “A química através da câmera”. A iniciativa faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química, lançado em 2011 pelas Nações Unidas para celebrar os cem anos do recebimento do prêmio Nobel pela cientista polonesa Marie Sklodowska Curie, que descobriu os elementos químicos Rádio e Polônio.

O concurso de fotografias e vídeos lançado pelo Museu da Vida divide-se em duas modalidades:

– “A química num instante”: Cada participante poderá inscrever até três fotos que retratem substâncias, elementos e fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.

– “A química em movimento”: Cada participante poderá inscrever um vídeo, em formato digital, com até 1 minuto de duração.

Além disso, os participantes serão divididos em duas categorias, a primeira para meninos e meninas de 14 a 17 anos e a segunda, para jovens de 18 a 25 anos.

O concurso também integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 17 a 23 de outubro. Os trabalhos podem ser enviados até 1º de agosto.

O primeiro lugar de cada uma das categorias e modalidades ganhará uma viagem para conhecer espaços de divulgação da ciência no Brasil. O vencedor poderá escolher uma opção entre as alternativas oferecidas: 1) Museu da Vida e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro 2) Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e Planetário da UFRGS, em Porto Alegre; 3) Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém; 4) Estação Ciência, Catavento Cultural e Instituto Butantan, em São Paulo. O segundo e o terceiro lugar de cada categoria receberão um kit “Química” com livros e DVD. Participe!

A realização do concurso é uma parceria entre o Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Catavento Cultural, o Museu Paraense Emilio Goeldi, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência e Tecnologia.

Veja aqui o regulamento.

Informações

Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz

Site: www.museudavida.fiocruz.br/concursoquimica

E-mail: \n // –>concursoquimica@fiocruz.br