Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico oferece bolsas para pós-graduação na Alemanh

28 de março de 2011 - 18:39

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento, que tem como objetivo oferecer cursos em universidades alemãs para profissionais procedentes e atuantes desses países. A iniciativa, mantida com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento alemão, é divulgada internacionalmente e oferece cerca de 260 bolsas de estudo por ano, distribuídas para candidatos procedentes de mais de 70 nações da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência profissional depois de concluído o curso de graduação e atuar em organismo internacional, organização não-governamental, instituição pública ou empresa privada. Há opções cursos em inglês e alemão. Nos dois casos, é preciso comprovar o conhecimento da língua. Mas os candidatos selecionados para os cursos em língua alemã poderão receber uma bolsa prévia para aulas de aperfeiçoamento na Alemanha, que podem durar de dois a seis meses.

Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até o dia 31 de julho de 2011. Outra opção é encaminhá-la para a instituição em Bonn, na Alemanha, até 31 de agosto ou diretamente para as universidades, com data final até 15 de outubro. O edital de seleção e outras informações podem ser encontrados no site brasileiro do DAAD: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.