Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte, participa da Hora do Planeta

25 de março de 2011 - 18:37

Da Agência Funcap

Juazeiro do Norte, município localizado na região do Cariri, a 514 km de Fortaleza, é uma das 81 cidades brasileiras que aderiram ao movimento “Hora do Planeta”, iniciativa da organização não governamental WWF realizada desde 2007 em prol da luta contra o aquecimento global. Entre 20h30 e 21h30 de sábado (26), serão apagadas as luzes que iluminam a estátua do Padre Cícero, o local mais visitado da cidade.

Nesse horário, aproveitando a escuridão, a Estação Astronômica PieGise disponibilizará para a população três elescópios refletores para a observação do céu. Quem passar pela estátua do Padre Cícero poderá observar o planeta Saturno e seus anéis, além de estrelas e nebulosas.

A Estação Astronômica também irá promover uma exposição de imagens captadas por telescópios e sondas espaciais, composta por 20 painéis fotográficos. Trata-se da mostra mundial “Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang”, cedida pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP, que será apresentada no local. Imagens de galáxias, do Sol, da Lua e de planetas compõem a exposição.

Quem comparecer ao evento também participará de sorteios de livros de DVDs sobre Astronomia.

Outras informações no blog da Estação Astronômica PieGise http://astro-piegise.blogspot.com