Cearenses são maioria na Olimpíada Brasileira de Química na Unicamp

25 de março de 2011 - 18:37

Com informações do Jornal da Ciência

Dos dezesseis estudantes selecionados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, treze são cearenses. Desde o dia 20 de março, eles participam de atividades científicas no Instituto de Química da Unicamp, como visitas a laboratórios e museus de ciências. As atividades seguem até o dia 1º de abril. Os alunos também participam, nesse período, do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química , ministrado por professores do instituto. Esse curso objetiva preparar e selecionar os estudantes que representarão o Brasil na 43rd International Chemistry Olympiad, que será realizada em julho, na Turquia, e a 16ª Olimpíada Iberoamericana de Química, que ocorrerá em setembro em Teresina (PI).

Dos outros três estudantes escolhidos para participarem das atividades na Unicamp, dois são paulistas e um é piauiense. Todos são alunos do Ensino Médio e, do grupo de dezesseis, cinco são mulheres. O curso constitui a 5ª fase da Olimpíada Brasileira de Química e é realizado anualmente em uma das universidades do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

Os alunos foram selecionados em um processo realizado em quatro fases. A primeira dela envolveu 165 mil estudantes de ensino médio e fundamental de todo o país. Na última etapa, os 40 estudantes com a melhor classificação nas fases anteriores, foram avaliados em relação a suas habilidades com experimentação química. As duas próximas fases, as últimas do programa, estão sob responsabilidade do Instituto de Química da Unicamp.

A Olimpíada Brasileira de Química é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), organizada pela Associação Brasileira de Química, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do CNPq.

Outras informações podem ser obtidas no site www.obquimica.org