UECE traz a Fortaleza Nejat Veziroglu e concede Título de Doutor Honoris Causa

18 de março de 2011 - 18:32

Da Uece

O pesquisador doutor Nejat Veziroglu, natural da Turquia, indicado para o Prêmio Nobel de Economia de 2000, que fez a conferência de abertura do I Ciclo de Conferências: Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Estado do Ceará, é homenageado nesta sexta-feira (18/03), pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), concedendo-lhe o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa. A honraria será entregue, às 16h, em sessão solene do Conselho Universitário – CONSU, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Professor Assis Araripe, Reitor da UECE, fará a entrega da merecida homenagem ao pesquisador. Nejat Veziroglu é presidente e fundador da Associação Internacional para a Energia do Hidrogênio.

O pesquisador graduou-se em Engenharia Mecânica no Imperial College, Universidade de Londres, Estudos Avançado de Engenharia e é Ph.D. em Transferência de Calor. A outorga do título foi devido a sua dedicação de cinco décadas de trabalho, estudos e disseminação da economia, da energia do hidrogênio. Como diretor da pós-graduação da Universidade de Miami, criou o primeiro programa de Ph.D. na Escola de engenharia e Arquitetura daquela Universidade.

Em 1973, fundou o Instituto de Pesquisa em Energia Limpa. De 2004 a 2007 tirou licença e fundou o UNIDO-ICHET (Organização para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas – Centro Internacional para as Tecnologias do Hidrogênio Energético), em Istambul. Em 15 de maio de 2009 foi agraciado com Título de Professor Emérito da Universidade de Miani. Foi membro de 18 organizações científicas, eleito ao Grau de Fellow do Instituto Britânico de Engenharia Mecânica, Sociedade Americana e Engenharia Mecânica e Associação Americana Para o Progresso da Ciência.

Professor Nejat Veziroglu veio a Fortaleza para participar do I Ciclo de Conferências: Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Estado do Ceará, promovido pela Uece através do Mestrado de Ciências Físicas Aplicadas, nos dias 15 e 16, no Auditório Central, no Campus do Itaperi. O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre pesquisadores da França, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, da Unicamp, UFRJ, Embrapa/Piauí, da Itaipu Binacional/Paraná, representantes do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio – CENEH, do Grupo de Trabalho de Hidrogênio do Ministério de Ciências e Tecnologia, da Câmara de Comércio Brasil/Portugal e Argentina, do empresariado nacional e internacional envolvido com a tecnologia do hidrogênio, de pesquisadores, representantes