Hidrogênio: uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis

10 de março de 2011 - 18:30

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Os combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão, satisfazem, atualmente, a maior parte da demanda de energia do mundo. No entanto, esses recursos estão se esgotando rapidamente. Além disso, os produtos de sua combustão são responsáveis por problemas globais, como o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio, as chuvas ácidas e a poluição, situações que põem em risco o meio ambiente e a vida no planeta.

Muitos pesquisadores concordam que a solução para grande parte desses problemas seria a substituição do sistema de combustíveis fósseis, existente atualmente, pelo Sistema de Energia do Hidrogênio.

Segundo o Presidente da International Association for Hydrogen Energy (IAHE), T. Nejat Veziroglu, o hidrogênio é um combustível limpo. “Sua combustão não produz gases do efeito estufa, não emite produtos químicos para a camada de ozônio, e gera poucos ou nenhum componente da chuva ácida”, explica.

Para Veziroglu, o hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis de energia resultaria em um sistema de energia permanente que jamais precisaria ser mudado. Ele é um dos conferencistas do I Ciclo de Conferências Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Ceará, encontro promovido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnoógico (Funcap) nos dias 15 e 16 de março.

Veziroglu explica que o hidrogênio pode ser produzido a partir da água, através do uso de qualquer fonte primária de energia, como sol, vento ondas, correntes, energia nuclear e até mesmo combustíveis fóssies. “Há várias maneiras de produzir hidrogênio utillizando o método termoquímico e a eletrólise. O hidrogênio também pode ser produzido por algumas algas e bactérias sob a luz solar, como resultado da fotossíntese”, esclarece.

O pesquisador também ressalta, como uma das vantagens do uso do hidrogênio, sua eficiência em relação aos combustíveis fósseis. “Em motores de combustão interna, o hidrogênio é 20% mais eficiente. Em carros que utilizam células a combustível, o hidrogênio demonstra eficiência duas ou três vezes superior aos veículos movidos a gasolina. Para a produção de energia, o hidrogênio é 25% mais eficiente que os combustíveis fósseis e, em jatos supersônicos, o hidrogênio é 28% mais eficiente do que jatos supersônicos que utilizam combustíveis fósseis, exemplifica.

Atualmente, algumas cidades da Europa, do Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Cingapura já utilizam, em caráter experimental, carros e ônibus movidos a hidrogênio. Espera-se que até o ano de 2025, o número de veículos alimentados a hidrogênios cresça consideravelmente.

Um outro exemplo do uso do hidrogênio são as células de combustível de óxido sólido, que produzem eletricidade e calor e poderiam ser utilizadas em residências, prédios e centros comerciais para produzir eletricidade. Segundo Veziroglu, essas células devem estar disponíveis para comercialização em um ou dois anos.

Sobre o I Ciclo de Conferências Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Ceará

O evento, que é uma iniciativa do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas (MCFA) da UECE, deve reunir cerca de 300 pesquisadores do mundo todo. Especialistas do o Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio – CENEH e do Grupo de Trabalho de Hidrogênio do Ministério de Ciências e Tecnologia, empresários envolvidos com a tecnologia do hidrogênio e representantes governamentais estarão presentes no ciclo.

A programação também inclui palestras, debates e mesas redondas sobre a geração, distribuição, segurança, normas e aplicação do hidrogênio visando o desenvolvimento energético sustentável do Ceará.

Outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.uece.br/eventos/hfes/