Confap divulga proposta de trabalho para o próximo biênio

4 de março de 2011 - 18:29

Gestão C&T online

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) definiu na última sexta-feira (25), as propostas de trabalho e as metas para os anos de 2011 e 2012. As ações estratégicas para o biênio foram discutidas em Vitória (ES), durante o fórum nacional do conselho, realizado nos dias 24 e 25. Trata-se do primeiro encontro do colegiado deste ano.

O planejamento do conselho inclui ações direcionadas para incentivar a criação de FAPs em Tocantins, Roraima e Rondônia e implantar leis estaduais de inovação. Também espera-se ampliar as atividades voltadas para a transferência de tecnologia para o setor empresarial e a estruturação dessas medidas em política pública.

O plano prevê, ainda, ações que possam colaborar para a popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), entre as quais destacam-se: enfatizar a produção de material de divulgação, com foco nos resultados das pesquisas financiadas e a elaboração de uma publicação sobre o histórico de atuação do conselho.

Na esfera interna, o Confap planeja melhorar sua gestão administrativa, por meio de ações que tanto garantam uma administração mais eficiente dos recursos, como modernizem as FAPs. A ideia é propor, em parceria com outras instituições, o estudo e implementação de melhores práticas de gestão nas fundações de amparo.

Agenda

Também foi definida no encontro a data da próxima reunião do conselho, marcada para a terceira semana de maio. O evento será em Belo Horizonte (MG) e a proposta é promover um fórum conjunto com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).