Prêmio Fundação Bunge contempla Oceanografia e a Defesa Sanitária

18 de fevereiro de 2011 - 18:22

Com informações da Fundação Bunge

A 56ª edição do Prêmio Fundação Bunge irá contemplar quatro pesquisadores das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Agrárias. O prêmio objetiva incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento e é concedido anualmente a personalidades que se destacam em diversos ramos das das Ciências, Letras e Artes no país.

Este ano foram selecionados dois temas: Oceanografia e a Defesa Sanitária Fito-Zootécnica. Os contemplados serão anunciados em julho. A proposta é reconhecer cientistas para as duas tradicionais categorias: “Vida e Obra”, que premia obras já consolidadas de profissionais de renome, e a categoria “Juventude”, que reconhece pesquisas de jovens (de até 35 anos), cujos trabalhos representem um novo paradigma. Os profissionais são indicados por instituições acadêmicas, entidades de pesquisa e organizações culturais.

Para a categoria “Vida e Obra”, os agraciados receberão diploma, medalha e R$100 mil. Já os contemplados em “Juventude” serão premiados com R$40 mil em cerimônia realizada em São Paulo.

Prêmio Fundação Bunge

Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955, como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento.

Os candidatos são indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é responsável pela escolha dos contemplados na categoria “Vida e Obra”.

Desde sua criação já foram contempladas 163 pessoas.