Concurso de Dotações para Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação

18 de fevereiro de 2011 - 18:20

Edital 2011

Informações Gerais

A Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Fundação Ford, está abrindo inscrições para universidades públicas e privadas que já disponham de experiências de ação afirmativa na graduação, para que implementem cursos de formação visando à preparação de potenciais candidatos aos processos seletivos de Programas de Pós-Graduação (PPG) de universidades brasileiras. Os alunos deverão receber formação que capacite para prestar seleção em qualquer PPG brasileiro e nas diversas áreas de conhecimento.

O concurso prevê duas modalidades de propostas: consórcio, quando duas ou mais universidades se associam para apresentar uma única proposta (para a modalidade de consórcio foram previstas três dotações); individual, quando a proposta é apresentada por uma única universidade (para a modalidade individual foram previstas dez dotações).

Objetivos

a) apoiar até 13 (treze) propostas de diferentes universidades brasileiras na institucionalização e solidificação de experiências de ação afirmativa;

b) contribuir, por meio da formação pré-acadêmica oferecida pelas universidades, para maior equidade e diversidade no acesso à pós-graduação;

c) estimular pessoas provenientes de segmentos sociais subrepresentados no ensino superior a prosseguir os estudos, como estratégia para aprimoramento profissional e fortalecimento dos movimentos sociais;

d) promover a diversificação de áreas de conhecimento frequentadas na pós-graduação por pessoas que provém de segmentos sociais subrepresentados no ensino superior para além daquelas tradicionalmente escohidas;

e) institucionalizar experiências de formação preparatória para o processo seletivo na pós-graduação no contexto de práticas de ação afirmativa.

Dotações

Serão apoiadas até 13 (treze) propostas de diferentes universidades, no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), para cada proposta individual, e de até R$ 170.000 (cento e setenta mil reais) para propostas em consórcio, para que, no período de até três anos a partir da assinatura do contrato, sejam implementados Cursos de Formação Pré-Acadêmica para seleção na pós-graduação. A duração dos cursos, bem como o número de turmas ficam a critério das universidades, sugerindo-se que sejam pelo menos duas turmas , acolhendo, cada uma delas, não menos que 30 (trinta) alunos.

A assinatura do contrato ocorrerá após a incorporação na proposta, pela instituição proponente, de eventuais sugestões efetuadas pela comissão de seleção.

O valor da dotação será distribuído em até quatro parcelas, sendo a primeira liberada após a assinatura do contrato e as demais conforme o número de turmas e após a apresentação e aprovação de relatórios semestrais (financeiro e de atividades).

Requisitos

A(s) universidade(s) proponente(s) deve(m): já te implementado, na seleção de estudantes para a graduação, procedimentos de ação afirmativa; dispor de programa(s) de pós-graduação stricto sensu reconhecido(s) pela CAPES e de experiência de curso(s) de extensão.
– A proposta deverá contar com o comprometimento institucional via aval da reitoria e ser coordenada por docente(s) doutor(es) do quadro permanente da(s) universidade(s) afeto(s) à graduação ou à pós-graduação.
– O planejamento do(s) curso(s) de formação deve se propor a atingir candidatos/as à pós-graduação nas diversas áreas de conhecimento.
– O planejamento do(s) curso(s) deve contemplar, pelo menos, as seguintes disciplinas: redação acadêmica; idioma estrangeiro instrumental; metodologia da pesquisa/elaboração de projeto; tutorial/orientação (melhoria do pré-projeto, plano de estudos para participar do processo de seleção, organização do dossiê para candidatar-se a PPG, como escolher PPG).
– A universidade ou o consórcio de universidades só poderá submeter uma única proposta ao concurso.
– A proposta deve contemplar os seguintes aspectos: meta; edital; estratégias para difusão do(s) curso(s) visando atingir o grupo alvo; sistemática de seleção dos/as candidatos/as; número de vagas e de turmas; descrição detalhada do(s) curso(s); sistemática de acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as e do(s) curso(s); estratégias previstas para institucionalização; cronograma e orçamento. Informações detalhadas sobre cada aspecto encontram-se no formulário para inscrição
– A universidade proponente ou o consórcio de universidades deve responder ao formulário para inscrição, peça-chave para avaliação da proposta.
– A universidade ou o consórcio proponente compromete-se a participar de encontros visando ao aprimoramento da proposta, monitoramento do curso e acompanhamento dos/as egressos/as.

Como se candidatar

Enviar à Fundação Carlos Chagas, exclusivamente por correio até 15 de março de 2011, em quatro cópias impressas (sem encadernar) e uma em CD, os seguintes documentos:

1.Formulário para inscrição devidamente preenchido e assinado;
2.Documentos complementares a serem anexados ao formulário para inscrição, a saber:
– regimento mais recente da universidade (apenas uma cópia);
– resoluções do Conselho Universitário sobre o programa de ação afirmativa e/ou de inclusão social;
– organograma situando a posição do curso;
– currículo dos responsáveis;
– currículo de pessoas integrando os recursos humanos (professores, etc);
– ementas de cursos/disciplinas/seminários, incluindo temas, metodologia, bibliografia e procedimentos para avaliação.

Os contratos serão assinados pelo/a reitor/a e pela pessoa responsável pela coordenação da proposta.
O prazo para envio da documentação se expira no dia 15 de março de 2011.
A documentação deverá ser enviada por Sedex ao seguinte endereço:

Equidade na Pós-Graduação/Fundação Carlos Chagas
Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – Jardim Guedala
São Paulo – SP cep 05513-900
Não enviar propostas por fax, e-mail ou depositar na sede da Fundação Carlos Chagas.
Para informações complementares, contatar Maria Caxeta por e-mail ( \n // –>equidade@fcc.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ).

Processo de seleção

– A comissão de seleção será composta por três professores/as brasileiros/as, um/a representante da Fundação Ford e um/a representante da Fundação Carlos Chagas.
– A seu critério, a comissão de seleção poderá contar com apoio de assessores ad hoc nacionais.
– É vedada a apresentação/coordenação de propostas pelos membros da comissão de seleção, bem como das universidades nas quais atuam.
– A seleção ocorrerá em duas fases: verificação da pertinência (cumprimento dos requisitos do edital); avaliação substantiva da proposta.
– As propostas serão avaliadas quanto aos seguintes aspectos:
clareza, consistência e adequação ao edital; coerência com referência às metas institucionais e de inclusão social; competência técnico-científica dos proponentes e do núcleo de docentes; recursos disponibilizados pela(s) universidade(s); compromisso intitucional.
– Os resultados serão divulgados até 18 de abri de 2011.
– Imediatamente após o recebimento das propostas, será enviado, a cada instituição concorrente, um protocolo de confirmação sobre o recebimento da documentação.
– Casos de litígio serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Cronograma

Divulgação do concurso
24/02/2011 a 15/03/2011

Envio das candidaturas
entre 31/01/2011 e 15/03/2011

Seleção das candidaturas
16/03/2011 a 17/04/2011

Divulgação dos resultados
até 18/04/2011

Seminário e assinatura do contrato
24/04/2011

Início do curso para a primeira turma
01/07/2011

Instituições

A Fundação Carlos Chagas (FCC) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública. Criada em 1964 com o objetivo de preparar exames vestibulares, passou, a partir de 1968, a atuar também no campo de seleção de recursos humanos, realizando concursos para órgãos públicos e empresas privadas. A Fundação Carlos Chagas atua, também, desde 1971, no campo da pesquisa educacional. O Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) possui um corpo de pesquisadores/as altamente especializados/as, que desenvolvem projetos voltados, principalmente, para: políticas de educação básica, trabalho e educação, avaliação educacional, relações de gênero e de raça. Além disso, o Departamento de Pesquisas Educacionais presta assessoria e treinamento a outras instituições de pesquisa e a órgãos públicos e privados nacionais e internacionais que atuam em áreas afins.

A Fundação Carlos Chagas publica duas revistas: Cadernos de Pesquisa e Estudos em Avaliação Educacional

Na Fundação Carlos Chagas, a pessoa responsável pela coordenação do Concurso de Dotações para Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação é Fúlvia Rosemberg

Site: www.fcc.org.br

A Fundação Ford é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1936, para ser uma fonte de apoio a pessoas e instituições inovadoras em todo o mundo, comprometidas com a consolidação da democracia, a redução da pobreza e da injustiça social e com o desenvolvimento humanos.

Criada em 1936, a Fundação Ford já contribui com doações para auxiliar a produção e divulgação do conhecimento, apoiando a experimentação e promovendo o aprimoramento de indivíduos e organizações. Atualmente, não possui ações da Companhia Ford e sua diversificada carteira de investimentos é administrada para ser uma fonte permanente de recursos para custear seus programas e suas atividades.

O Escritório do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está entre os mais antigos dos doze escritórios que a Fundação Ford mantém no exterior, permitindo parcerias de trabalho mais próximas com indivíduos e instituições em várias regiões do globo.

Site: www.fordfound.org