Estudantes da Uece promovem I Encontro de Estudos Africanos

11 de fevereiro de 2011 - 18:16

O grupo História em Movimento, do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promove, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, o “I Encontro da UECE de Estudos Africanos – I África, Áfricas”. As inscrições custam R$5,00 e podem ser feitas na coordenação do curso de História, no Campus do Itaperi, até o dia 14. A conferência de abertura, com o tema “Gênero e Políticas Públicas”, será proferida pela representante do Grupo Afro de Mulheres Brasileiras (GAMB), Maria Elenice Paiva Pereira, e por Zelma Madeira, professora do curso de Serviço Social da Uece.

Todas as atividades ocorrerão nos turnos da tarde e da noite no Auditório Central do Campus do Itaperi. Cerca de 120 participantes são esperados para o evento. Confira, abaixo, a programação.

Credenciamento – Dia 14.02 – Das 13h20 às 14h e das 18h às 18h30.

Todas as tardes das 14 às 18 horas: Mini-curso: África – Áfricas: Da ancestralidade à contemporaneidade – Profº Dr. Henrique Antunes Cunha Junior.Mesas: 18:30 às 21:30 horas.Dia 14.02.Mesa de abertura: “Mulher Negra: Da Ancestralidade à Atualidade” – Maria Elenice Paiva Pereira – representante do Grupo Afro de Mulheres Brasileiras (GAMB) e Professora Dra. Zelma Madeira – Professora do Curso de Serviço Social da UECE.
Dia 15.02. Mesa II: “A Educação Como Instrumento de Combate ao Racismo e a Lei 10.639/03”. – Kim Lopes representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Professora Ms. Isaíde Bandeira – Professora do Curso de História da FECLESC – Quixadá.
Dia 16.02.
Cine-África: A batalha de Argel (1966) – Dir: Gillo Pontecorvo.
Mesa III: Capoeira – História, tradição e resistência – Joel Alves Bezerra.
Dia 17.02. Mesa IV: “Identidade e Religiosidade negra no Ceará” – Hilário Ferreira – Professor e Mestre em História Social e Luiz Leno Farias – Ogan do Ileaxé Oloyoba.
Dia 18.02. Mesa de encerramento: “Remanecências e resignificações Africanas: Quilombolas e movimentos urbanos do Ceará” – Francisco Haroldo da Silva – Presidente da Associação dos Remanescentes de Alto Alegre e Adjacências e Yara Lúcia – Representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial em Fortaleza.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101-9761, por e-mail: \n // –>pchistoriaemmovimento@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou através do site www.pchistoriaemmovimento.blogspot.com