Professor cearense é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

4 de fevereiro de 2011 - 18:15

Da Agência Funcap

O professor Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi escolhido membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, ele é o nono cearense a receber a honraria e passa a fazer parte de um seleto grupo que hoje reúne pouco mais de 430 pesquisadores de todo o país.

A eleição de um membro titular da ABC se dá pela indicação de nomes, feita por outros membros titulares da entidade, que sejam da mesma área do candidato. É preciso haver pelo menos dois candidatos de cada área. Essa classificação é encaminhada à Comissão de Seleção, que definirá quantas vagas haverá em cada área e os candidatos que figurarão na cédula eleitoral. Ocorre, então, uma Assembleia Geral. Todo o processo leva em torno de três meses e os critérios são estabelecidos pelos pares do candidato de cada área. A posse dos novos membros será no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro, cidade sede da entidade.

O professor possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Bioquímica pela UFC e doutorado de Estado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Toulouse III, da França. Ele é bolsista de produtividade, nível 1A, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, e atua principalmente com Bioquímica Vegetal e Biologia Estrutural. Já publicou cerca de 190 trabalhos em revistas científicas indexadas e orientou 23 doutores, 39 mestres e mais de 70 bolsistas em outras modalidades. Desde 2006, o pesquisador também já possuía o título de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

A Academia Brasileira de Ciências foi fundada em 1916 e congrega, de acordo com a própria instituição, “os mais eminentes pesquisadores nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais”. Além dos membros titulares, a ABC também tem os associados (dos quais três cearenses) e os afiliados. Nessa última categoria, outros três representantes também são do Ceará.