Faculdade de Veterinária da Uece terá laboratório que promete ser referência no Nordeste

4 de fevereiro de 2011 - 18:14

Da Agência Funcap

A Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está construindo um complexo de pesquisa e formação que promete ser referência, na região Nordeste. Com investimentos de R$ 2,2 milhões de reais, vindos do Governo do Estado, o Centro de Difusão de Biotecnologia Animal do Ceará (Nubace) e o Centro de Capacitação de Mão-de-obra Rural irão aproveitar uma área de cerca de 300 hectares da Fazenda Guaiúba, localizada no município de mesmo nome, para fornecer apoio a professores e alunos e oferecer cursos para trabalhadores rurais.

De acordo com a Uece, estudantes dos cursos de cursos de Veterinária, Agronomia e Zootecnia serão os principais beneficiados com o complexo, que tem alojamentos para até 8 professores e 50 bolsistas. Para as atividades de pesquisa, a estrutura oferece instalações como secador de alimentos (para uso em experimentos com alimentação alternativa para animais), silo para armazenamento de grãos, laboratórios de nutrição e sanidade animal, sala de processamento de carnes e câmara fria.

“Com as características de difusão de biotecnologia e treinamento e preparação de mão-de-obra rural creio que esse laboratório será o único da região Nordeste”, afirma o professor Célio Garcia, diretor da Favet. Além da estrutura dedicada a pesquisa e inovação, a fazenda irá oferecer, de acordo com o professor, cursos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, treinamento em casqueamento e podologia, manejo e conservação de forragens, primeiros socorros veterinários, bem-estar animal, processamento de carnes e produção de queijos, entre outros.

Ele informa que algumas prefeituras estão procurando a Favet em busca de parcerias para treinamento e capacitação de trabalhadores rurais. “Um ponto importante que deve ser destacado é que o centro de treinamento em inseminação mais próximo fica em Garanhuns, Pernambuco”, acrescenta o professor Célio. A previsão é que os cursos tenham turmas de 25 participantes e os alunos podem ser produtores rurais, tratadores e profissionais (técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários).

O Nubace tem apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A previsão é que as obras do complexo fiquem prontas em aproximadamente dois meses.

Fazenda teve prédios antigos preservados
Antes de se tornar uma área pertencente ao Governo do Estado, a Fazenda Guaiúba, que inicialmente pertencia à família Fradique Acyolly, já foi a Delegacia Federal de Agricultura do Ceará. O local tem prédios antigos preservados, como a casa principal e um silo para armazenamento de grãos que foi construído em 1945 pelos americanos. Além disso, segundo a Uece, a fazenda conta com uma reserva onde se encontra grande variedade de espécies vegetais como Sabiá, Angico, Aroeira, Pau Branco, Pau D’arco e outros.