Mercadante discute construção do primeiro laboratório marítimo

21 de janeiro de 2011 - 18:07

A construção do primeiro laboratório fixo em alto mar foi discutida nesta quarta-feira (19) pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante. Ele se reuniu, em seu gabinete, em Brasília, com representantes dos institutos oceanográficos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e dos institutos de ciência e tecnologia dos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Mercadante explicou que no laboratório serão feitas pesquisas marinhas de alto nível relacionadas às correntes oceânicas, vida marinha e biotecnologia. A ideia de consórcio já foi debatida com a presidente Dilma Rousseff – que ficou bastante motivada, e com representantes da Marinha, da Petrobras e de empresas privadas.

Para Mercadante, o objetivo principal do laboratório é o uso sustentável do oceano. “Depois do episódio como o acidente do Golfo do México não podemos apenas explorar o mar. É como a pesca, precisamos devolver e preservar, mas para isso temos que conhecer e estudar o oceano”, disse.

O laboratório marítimo funcionará em parceria com os dois navios oceanográficos da Marinha numa área de 4 milhões de km2 de água.