Laboratório de Estudos Regionais será implantado em Sobral

14 de janeiro de 2011 - 18:00

Da Agência Funcap,
por Kellyanne Pinheiro

Com o objetivo de elaborar e avaliar programas de geração de emprego e renda em atividades não-agrícolas, o curso de Ciências Econômicas, do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Sobral, irá instalar um Laboratório de Estudos Regionais (LER) na cidade. A iniciativa conta com o apoio da Funcap, que irá fornecer R$ 28 mil para a compra de equipamentos e material bibliográfico.

Uma das metas da equipe que irá trabalhar no LER será contribuir com estudos que possam servir como referência para iniciativas orientadas a evitar o crescimento acelerado nas zonas urbanas e, por conseguinte, a expansão de favelas e problemas sociais. “Acreditamos que o laboratório servirá para avaliação, diagnóstico e formulação de políticas públicas para todo o Ceará”, afirma Jair Andrade, professor do curso de Ciências Econômicas e coordenador do laboratório.

Segundo, ele, a escolha de Sobral como sede se deu por três aspectos: a localização da cidade (um importante polo econômico do norte do Estado), por ela possuir várias políticas públicas já implementadas e por concentrar instalações da UFC – mais especificamente o curso de Economia, que dará o suporte em recursos humanos.

                            Imagem panorâmica de Sobral

                            Imagem panorâmica de Sobral

O acompanhamento dos agricultores e o apoio técnico serão realizados pelo projeto “Como fazer da agricultura familiar uma gestão sustentável de negócios: aspectos ambientais e gerenciais”, coordenado pela professora da UFC Alesandra Benevides (o trabalho foi tema de matéria na edição nº 151 do FCiência). Através dele, os agricultores serão orientados no gerenciamento do seu negócio, desde a produção até a comercialização do produto final.

O início da instalação do LER está previsto para fevereiro próximo e o prazo para a conclusão da primeira fase do trabalho, que é a análise de todas as comunidades e municípios da região Norte do Ceará, é de 12 meses. Jair afirma que os primeiros resultados das pesquisas realizadas no laboratório deverão sair em relatórios para a comunidade científica e outras entidades em até 24 meses.

A análise do trabalho será realizada por meio do desenvolvimento de um Modelo Econômico Computável do Ceará (MECC). “O MECC será desenvolvido para analisar de forma quantitativa os custos e benefícios das políticas formuladas, considerando um conjunto de possíveis cenários futuros”, explica.

Além de Jair Andrade, a equipe de pesquisadores do projeto do LER será composta pelos professores Francis Carlo Petterini Lourenço, Francisco José Silva Tabosa, Guilherme Diniz Irffi e Luiz Ivan de Melo Castelar e Ahmad Saeed Khan. O laboratório irá trabalhar em parceria com o Curso de Pós-Graduação em Economia e o Departamento de Economia Agrícola, ambos da UFC. Além do financiamento da Funcap, o projeto buscará outras fontes de recursos com o CNPq e a Capes.