Pesquisadores cearenses recebem título da Ordem Nacional do Mérito Científico

7 de janeiro de 2011 - 17:56

Dois pesquisadores cearenses receberam a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Instituída em 1993 e administrada pelos ministérios Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação a ordem premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Os professores contemplados com o título de comendador são Odorico Moraes e Lindberg Gonçalves, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Odorico foi inserido na categoria de Ciências Biológicas, enquanto Lindberg Gonçalves ingressou na de Ciências Físicas.

De acordo com Lindberg, o Ceará demorou bastante para se desenvolver na área de ciência e tecnologia. Porém, nos últimos 40 anos, a evolução foi rápida e crescente, o que comprova o amadurecimento do setor no estado. “Esse prêmio trará maior visibilidade para a ciência cearense, por ser reconhecido nacional e internacionalmente. Desse modo, espero que possamos atrair investimentos em alta tecnologia para o estado”, declara.

Odorico destaca que, com esse título, a ciência do Ceará terá mais visibilidade e importância no Brasil e no mundo. Ele lembra, ainda, que a comenda foi conquistada graças à colaboração de vários pesquisadores locais aos seus projetos. “Esse prêmio não foi dado apenas pelo reconhecimento do meu trabalho, mas, principalmente, pelo trabalho desenvolvido por toda a minha equipe”.

Saiba mais sobre os agraciados
Lindberg Lima Gonçalves possui doutorado em Física pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. É vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais do Centro de Tecnologia da UFC, além de conselheiro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Manoel Odorico de Moraes Filho é médico, tem mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, e atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, citotoxicidade, bioequivalência, fitoterápicos, toxicologia clínica e farmacologia clínica.