Produção científica do Ceará cresce acima da média nacional

4 de janeiro de 2011 - 17:53

Em número de artigos publicados em revistas científicas internacionais indexadas, o Ceará registrou crescimento médio bem acima do nacional, entre 2007 e 2010. Enquanto no país o índice foi de aproximadamente 40% (cerca 29,2 mil artigos publicados em 2007 e quase 40 mil em 2010), a produção científica cearense no mesmo período cresceu quase 60%, passando de cerca de 670 para 1050 artigos publicados. Além disso, a participação do estado em relação ao total do país, considerando os últimos 10 anos, passou de 1,72% para 2,71%.

Os números foram obtidos com base no Institute for Scientific Information (ISI), o mais abrangente e importante banco de dados de informações científicas do mundo, com cerca de 8 mil títulos dos mais renomados periódicos da área acadêmica. Ainda de acordo com o banco de dados do ISI, houve uma inflexão positiva (veja gráfico*) no ano de 2007, quando o crescimento anual da produção científica cearense passou a ser mais significativo e com taxas anuais cada vez maiores.

* Produção cearense em laranja, nacional em azul

De acordo com o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, o número de artigos publicados em periódicos internacionais de ciência é importante porque é um dos indicadores usados como referência pelo sistema Gestão Pública por Resultados (GPR), que avalia a eficiência da administração estadual, para aferir os resultados obtidos na área de Ciência e Tecnologia (C&T).

Os números do ISI refletem o esforço do governo do estado, nos últimos anos, para estimular a produção científica local, principalmente através de editais destinados a ciência, tecnologia e inovação. Em 2009, a Funcap, em parceria com órgãos federais de fomento à pesquisa, lançou um total de aproximadamente R$ 24,1 milhões em editais. Em 2010, o valor chegou a mais de R$ 40 milhões.