Fapespa lança primeiro número da revista Pará Faz Ciência

23 de dezembro de 2010 - 17:47

Da assessoria de imprensa da Fapespa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) acaba de lançar a revista Pará Faz Ciência, publicação destinada a divulgar projetos e ações realizados através dos editais da Fapespa para o desenvolvimento da ciência na Amazônia. A revista foi distribuída na Feira Internacional de Ciência da Amazônia, entre os dias 14 a 16 de dezembro, e enviada a institutos científicos, universidades de ensino superior e outros centros ligados à pesquisa.

A primeira edição de Pará Faz Ciência traz uma entrevista com o presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão, que esteve em Belém no mês de setembro para participar de uma reunião do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) – que realizou, este ano, seu encontro pela primeira vez na capital paraense. Carlos Aragão faz uma reflexão em torno da importância da pesquisa na região, a partir do potencial de sua biodiversidade.

O diretor científico da Fapespa, Sanclayton Moreira, também é entrevistado pela revista e faz um diagnóstico dos investimentos da fundação em pesquisa científica na região nos últimos anos. De acordo com ele, a fundação já fez investimentos em pesquisas na área da biodiversidade que superam cem milhões de reais, desde a sua criação.

Além das duas entrevistas, três pesquisas realizadas por projetos contemplados em editais foram destacadas pela Pará Faz Ciência. A primeira matéria revela um estudo inédito sobre a eficiência da copaíba para o tratamento de Acidente Vascular Celebral (AVC). A segunda traz o invento do agricultor José Alfaia Batista, que criou uma roçadeira, a partir de um carrinho de mão e de um minnibuggy sucateado, capaz de roçar e ao mesmo tempo adubar o terreno de plantio a um custo bem menor do que seria necessário para a aquisição de uma máquina desse tipo encontrada no mercado.

A terceira reportagem é sobre um projeto que vem sendo executado no interior do Pará com o objetivo de produzir bases científicas e tecnológicas para o manejo da palmeira Inajá, recuperando áreas degradadas e realizando, de forma sustentável, a extração do óleo desta espécie para a fabricação de biodiesel e outros produtos industriais.

Finalizando a pauta da primeira edição, a Pará Faz Ciência traz ainda um artigo do professor Roberto Dall’Angnol, da Universidade Federal do Pará (UFPA), sobre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Geociência da Amazônia, uma reportagem sobre o PIBIC Junior e matérias com os coordenadores dos INCTS Biodiversidade e Uso da Terra da Amazônia, Ima Vieira, Biomassa Florestal, Silvio Brienza, e Febres Hemorrágicas e Virais, Pedro Vasconcelos.

A revista Pará Faz Ciência também ganhou uma versão eletrônica que pode ser acessada através do endereço www.fapespa.pa.gov.br, dentro da seção de relatórios (http://www.fapespa.pa.gov.br/?q=node/1652), situada no lado direito do site.