Centro de Referência Ambiental é inaugurado no Parque do Cocó

23 de dezembro de 2010 - 17:46

Da Agência Funcap, com informações da Semace

Foi inaugurado, essa semana, o Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó. O espaço servirá de ponto de apoio e informação, permitindo aos visitantes conhecer um pouco mais do local. Na inauguração, foram abertas duas exposições: uma sobre o próprio Parque do Cocó e outra sobre as unidades de conservação (UCs) estaduais geridas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A exposição sobre o parque é chamada “Do rio com o mar nasceu o mangue que se fez parque” e terá caráter permanente no centro de referência. Já a que envolve todas as unidades de conservação sob gerência da Semace, recebe o título “Além da imagem: tempo e vida nas Unidades de Conservação” e permanecerá por tempo indefinido no espaço. A ideia inicial é torná-la itinerante, para que seja usada em futuras ações educativas em todo o estado. Ambas as exposições contam com 30 painéis contendo textos explicativos e fotografias de profissionais como Celso Oliveira, Tiago Santana e Tibico Brasil.

Segundo a gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado, a ideia das exposições vem sendo amadurecida desde o início do segundo semestre do ano, quando ela assumiu o parque. “Em junho, pensamos em uma coisa mais simples, mas com o tempo surgiram as exposições”, afirma. Ainda de acordo com Flavia, o centro de referência contará com o auxílio das monitoras do parque que passarão informações sobre o local e as exposições.

A construção do espaço custou aproximadamente R$ 700 mil, provenientes de compensação ambiental – dinheiro vindo de cobranças feitas a empreendedores, públicos ou privados, para contrabalançar os impactos sofridos pelo meio ambiente identificados no processo de licenciamento ambiental, no momento da implantação de empreendimentos.

Serviço
Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó
Local: avenida Padre Antônio Tomás, s/n, proximo ao anfiteatro
Horário de funcionamento: de 7 às 11 horas e de 13 às 17
Mais informações: 3271-6589