Fortaleza sedia festival de teatro científico

13 de agosto de 2010 - 17:09

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Grupos de vários estados brasileiros e de Portugal estão reunidos em Fortaleza para a IV edição do Ciência em Cena, encontro nacional de teatro científico, que está sendo realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desde ontem (12) até domingo (14). A coordenação da mostra coube à Seara da Ciência.

Durante o primeiro dia do encontro, houve uma sessão especial no Planetário do Dragão do Mar, lançamento do filme “Ficando por Dentro”, realização da Seara da Ciência em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), abertura oficial, apresentação de duas peças e do Coral da UFC.

Durante a solenidade de abertura, o professor Marcus Vale, diretor da Seara, afirmou que ainda são raros no Brasil os espetáculos que tratam de conceitos científicos e de biografias de renomados pesquisadores. Segundo ele, a popularização da ciência necessita da arte para ser efetivamente alcançada. Marcus também citou a expansão, no país, dos centros e museus dedicados à difusão científica, mas disse que em relação a países desenvolvidos, o número desses espaços ainda é muito reduzido.

Além disso, o professor falou sobre a má qualidade do ensino básico brasileiro. “Apesar de o Brasil estar em 13º lugar em número de publicações científicas, ainda possuímos um dos piores ensinos básicos do mundo”. Segundo ele, museus, centros de ciência são iniciativas que tentam melhorar a qualidade da educação básica no país, apresentando, aos estudantes, uma forma mais palatável de aprendizagem.

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, complementou a fala do professor Marcus Vale e voltou a discursar sobre as contradições de o país ocupar uma posição de destaque no mundo em número de artigos científicos publicados e possuir uma péssima educação básica. “Isso é um fato limitador da qualidade do conhecimento. Já podemos notar essas lacunas do ensino básico, principalmente em matérias relacionadas a ciência, nos nossos alunos de doutorado”, afirmou. Para ele, sem ciência não há futuro em uma sociedade moderna. Também estiveram presentes como convidados durante a sessão de abertura do Ciência em Cena a Presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Maninha Morais, e o Pró-reitor de Extensão da UFC, professor Antonio Salvador da Rocha.

A programação prosseguiu com uma apresentação da peça “Cearense por opção- uma desbiografia de Rodolfo Teófilo”, inspirada no livro O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo, do jornalista Lira Neto, encenada pelo Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência. O monólogo “Pergunte a Wallace”, sobre a vida do naturalista britânico Alfred Russel Wallace, do Grupo Ciência em Cena da Fiocruz encerrou o primeiro dia do evento.

Sobre o Ciência em Cena

A primeira edição do Ciência em Cena foi realizada em agosto de 2007 na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, por iniciativa de Karina Lupetti, diretora e roteirista da Cia de Teatro Ouroboros, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, que realiza trabalho de divulgação científica e cultural através de peças teatrais retratando temas e personagens da área de química. Em 2008, a segunda edição do evento aconteceu também em São Carlos e, em 2009, Mossoró, no Rio Grande do Norte, sediou o encontro.

A programação do IV Ciência em Cena está disponível no site da Seara da Ciência