Agência Funcap – Parceria vai estimular pesquisas em Engenharia Metalúrgica no Ceará

4 de dezembro de 2009 - 16:54

Por Alan Rodrigues
Do Portal Funcap Ciência

O projeto de cooperação científica firmado entre o governo belga e o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a formação de mão-de-obra para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) pode estimular atividade científica na área. Essa é a expectativa do coordenador do projeto no Ceará, Lindberg Gonçalves.

A parceria prevê a capacitação dos alunos do curso de Engenharia Metalúrgica através de estágios em siderúrgicas brasileiras e a vinda de professores de universidades de Bruxelas, Mons e Ghent para a realização de cursos na UFC. O governo belga, que executa projetos de cooperação científica com universidades de outros países, vai financiar o trabalho com 100 mil euros anuais, durante quatro anos. “A iniciativa é de fundamental importância. Para o desenvolvimento e a consolidação do parque siderúrgico do Ceará, será preciso qualificar os recursos humanos e desenvolver estudos de interesse da CSP, estimulando as pesquisas”, considera o professor.

Segundo Lindberg, o intercâmbio entre cientistas dos dois países é um dos fatores que podem promover o desenvolvimento de mais pesquisas, especificamente, no âmbito da siderurgia. “Eventualmente, vamos oferecer cursos ministrados por especialistas belgas. Essa é uma área ainda carente de professores que tenham vivência em companhias siderúrgicas. Com essa interação, poderemos trocar experiências para novas ideias e projetos de pesquisa”.

O início das ações está previsto para março do próximo ano e o coordenador do projeto no Ceará adianta que nesse período será iniciada a capacitação dos alunos da graduação em tópicos complementares. “Ofereceremos cursos que terão o caráter de disciplinas optativas. Um tópico já assegurado é o que aborda o impacto ambiental das siderúrgicas. Vamos discutir ações mitigadoras (que reduzem os danos). Para isso, professores da UFRJ virão ministrar aulas em módulos durante um semestre”, explica.

Por fim, Lindberg ressalta que os alunos estão bastante entusiasmados e ansiosos para o início do projeto. “Vamos escrever uma história de sucesso. Poderemos ter uma indústria siderúrgica altamente competitiva e inovadora, dada a qualificada mão-de-obra que será formada para participar desse parque siderúrgico aqui no estado”.