Planetário Rubens de Azevedo participa de concurso internacional do IYA 2009

22 de outubro de 2009 - 16:44

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

O Planetário Rubens de Azevedo está participando do concurso The Galilean Nights (Noites Galileanas), promovido pelos organizadores do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009).

Entre os dias 22 e 24 de outubro, astrônomos amadores e profissionais do mundo todo apontarão seus telescópios para os corpos celestes visualizados por Galileu Galilei através de sua luneta em 1609 e descritos em 1610 em sua obra pioneira, “O Mensageiro das Estrelas” (Sidereus Nuncius).

O programa se concentra, inicialmente, em observações da Lua e dos quatro satélites principais do planeta Júpiter, mas outros objetos descritos por Galileu em 1610, como as Plêiades e a Nebulosa de Orion (M42), também poderão ser visualizados. Durante três noites, os astrônomos compartilharão seus conhecimentos com estudantes e também com o público leigo.

Os nós (coordenações locais do IYA 2009) brasileiros concorrem entre si. No Ceará, além do Planetário Rubens de Azevedo, o Museu do Eclipse, em Sobral, também participa do concurso. Em Fortaleza, telescópios estarão disponíveis ao público em frente ao planetário das 19h às 21h entre os dias 20 e 24 de outubro.

Além do concurso, foram programadas atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Alunos e professores da rede pública participarão de oficinas em que serão montados relógios solares e quebra-cabeças com o Sistema Solar. Também serão realizadas competições e os vencedores receberão um DVD interativo de astronomia. Cursos e palestras direcionados ao público em geral também integram a programação.

Os Nós Locais que oferecerem eventos às suas respectivas comunidades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, em particular, durante as Noites Galileanas concorrem a três telescópios refratores computadorizados “Celestron NexStar 102 SLT”.

O evento Noites Galileanas tem apoio e patrocínio da UNESCO, IAU (União Internacional da Astronomia), ESA(Agência Espacial Européia), ESO (Observatório Eueopeu do Sul), Nasa, Celestron, MCT/CNPq, IAG-USP, MEC e outras entidades nacionais e internacionais.

No Brasil, todos os eventos estão sendo coordenados pelos Nós Locais da Rede IYA2009. A programação está disponível no site

www.astronomia2009.org.br