Estudante cearense conquista primeiro lugar geral na Olimpíada Iberoamericana de Química

22 de outubro de 2009 - 16:46

22.10.09

Da Agência Funcap

O estudante cearense Levindo José Garcia Quarto conquistou o primeiro lugar geral na 14ª Olimpíada Iberoamericana de Química, realizada em Havana, Cuba, entre os dias 3 e 10 de outubro. A competição, direcionada a estudantes do ensino médio, foi organizada pela Universidad de La Habana e teve a participação de representantes de treze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

As equipes de cada país eram compostas por quatro estudantes de ensino médio. A que representou o Brasil foi selecionada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. Levindo José e outros dois participantes, os estudantes João Victor Rocha Magalhães e Arthur Braga Reis, são alunos do colégio Ari de Sá, de Fortaleza. O quarto integrante, Daniel Kakiuthi, é do Colégio Etapa, de São Paulo.

Dois exames foram elaborados para avaliar os alunos. No primeiro, realizado nos laboratórios da Faculdade de Química da Universidad de La Habana, eles tinham que resolver dois problemas de cunho experimental. O segundo exame consistia em avaliação dos conhecimentos teóricos em química de cada um dos participantes.

Todos os estudantes brasileiros conquistaram premiação. Levindo José, com a mais elevada pontuação entre todos os participantes – 93,6 pontos dos 100 pontos possíveis nos dois exames -, recebeu medalha de ouro entregue pela ministra da educação de Cuba, Ena Elsa Velázquez Cobiella. Daniel Kakiuthi e João Victor Rocha ficaram com medalhas de prata e Arthur Braga com bronze.

O desempenho dos brasileiros garantiu a maior pontuação geral por equipe: De um máximo de 1.000 pontos, o país obteve 821,25. O segundo lugar ficou com a Argentina (800,26) e o terceiro com o México (759,88).