Governo alemão premia cientistas brasileiros por projetos na área ambiental

17 de setembro de 2009 - 18:42

Da Agência Funcap, com informações do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Ao lado de outros 12 jovens cientistas de todo o mundo, os brasileiros Juliana Aristéia de Lima, Antonio Carlos Caetano de Souza e Caetano Dorea foram os ganhadores do Concurso de Tecnologia Ambiental Green Talents, promovido pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa do Governo da Alemanha (BMBF). Realizada pela primeira vez este ano, a seleção teve como objetivo identificar talentos científicos no campo da tecnologia ambiental. No total, 156 jovens cientistas de 43 países participaram. Do Brasil, foram 29 candidatos.

Os cientistas, de acordo com a organização do concurso, foram escolhidos pelo destaque das suas pesquisas, que irão contribuir a longo prazo com soluções para problemas globais como as alterações climáticas, a diminuição dos recursos energéticos e a poluição ambiental em grande escala. Um júri de especialistas alemães selecionou os 15 vencedores, que visitaram, de 31 de agosto a 10 de setembro, a convite do BMBF, instituições de pesquisa e empresas alemãs. Eles também participaram de um encontro com jovens cientistas alemães e do 6º Fórum do BMBF sobre Sustentabilidade (Fona), em Hamburgo.

Aristéia de Lima, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi selecionada por sua pesquisa em biopolímeros como uma alternativa aos plásticos convencionais. Já Caetano de Souza realiza, em seu doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), pesquisas sobre a geração de hidrogênio a partir de biogás e sua associação com células de combustível. E Caetano Dorea é professor na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, onde estabeleceu um centro de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias de saneamento ambiental.

“Ficamos felizes por receber tantas candidaturas de diferentes partes do mundo. Esta resposta reflete o grande interesse internacional na Alemanha como um polo de tecnologia ambiental. Com o concurso Green Talents, podemos ajudar a garantir que tecnologias ambientais promissoras serão desenvolvidas de forma mais rápida”, afirmou a ministra federal da Pesquisa, Annette Schavan, patronesse do fórum Green Talents.

Membro do júri do concurso, o professor Hans Joachim Schellnhuber, diretor do Instituto de Pesquisas de Impactos Climáticos de Postdam e presidente do Conselho Assessor Alemão sobre Mudança Global, disse que “o espírito inovador dos jovens cientistas é condição básica para a Terceira Revolução Industrial, que estamos prestes a enfrentar”.

Brasil e Alemanha estabeleceram um acordo político para conduzir diálogos estratégicos sobre estudos na área de sustentabilidade. A pesquisa ambiental e o desenvolvimento de projetos tecnológicos são uma prioridade na parceria entre os dois países. Uma série de programas está em andamento, abordando temas como proteção da floresta tropical brasileira e das águas costeiras e gestão sustentável dos portos.

Mais informações sobre o Green Talents estão disponíveis no endereço www.research-ingermany.de/greentalents.