Ceará ganha novo planetário

17 de setembro de 2009 - 18:37

11.09.09

Da Agência Funcap

Acaba de chegar ao Porto do Pecém o planetário que será instalado no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. O modelo Zeiss ZKP4 Quinto New Generation foi comprado da empresa alemã Carl Zeiss, mundialmente conhecida pela qualidade de suas lentes.

O novo equipamento conta com o sistema Space Gate Quinto, com projeções em toda a cúpula, proporcionado ao espectador a sensação de interagir com o espaço. O sistema todo é controlado por um conjunto de computadores com tecnologia infravermelho– Conjunto Power Dome.

O antigo planetário, modelo Zeiss Skymaster ZKP3, está passando por atualizações que o tornarão compatível ao modelo Zeiss ZKP4 Quinto e será transferido para Sobral. Parte do equipamento, que será instalado ao lado do Museu do Eclipse, já se encontra na cidade.

Sobral foi escolhida para receber o planetário pela vocação natural para a astronomia. A cidade sedia congressos internacionais de cosmologia e astrofísica e promove cursos e seminários relacionados ao estudo dos astros.

A aquisição do novo planetário faz parte das comemorações do Ano Internacional das Astronomia, além da celebração dos 90 anos do eclipse de Sobral, que, no dia 29 de maio de 1919, fez com que os cientistas comprovassem a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O projeto tem parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).