Aplicativo desenvolvido pela Uece otimiza atendimento em acidentes de trânsito

17 de setembro de 2009 - 18:43

Da Agência Funcap

Por Giselle Soares

O Laboratório de Otimização e Gestão de Inteligência (Login), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), desenvolveu um aplicativo inovador para a empresa Fotosensores. Trata-se de um programa que, através de algorítimo matemático-computacional, define menores percursos de atendimento a acidentes de trânsito.

Segundo o professor Clécio Fonteles, do Login, o diferencial do projeto está na racionalização do tempo de deslocamento do agente até o local da ocorrência. A iniciativa proporciona atendimento mais rápido. “O fotosensor identifica o local da ocorrência e busca o agente mais próximo, que é deslocado em pouco tempo. São rotas salvando vidas”, diz Clécio.

Inicialmente, o projeto será implantado em Fortaleza, mas, de acordo com o pesquisador, já existe interesse de outras cidades do país, como São José dos Campos, São Bernardo do Campo e São Caetano, em adquirir a tecnologia cearense.

São parceiros da Fotosensores o Detran-CE, a AMC, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e alguns órgãos do Governo do Estado, como polícia civil, polícia militar e corpo de bombeiros, que podem atuar como agentes em casos de acidentes.

De acordo com o gestor de projetos do Login, Paulo Souza,o projeto de fluxo de caixa otimizado está em operação na Secretaria da Fazenda do Estado(Sefaz/CE). O programa deve ser entregue à Fotosensores no dia 30 de setembro. Atualmente, o sistema continua sendo testado na Uece.