Funcap estabelece primeiros entendimentos para implantar Cartão BB Pesquisa no Ceará

20 de agosto de 2009 - 18:30

Da Agência Funcap

Em reunião realizada no dia 20 de agosto com Marcos Henrique Arraes, gerente de relacionamento do Banco do Brasil da Agência Setor Público Fortaleza, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) estabeleceu o primeiro contato para implantar, no Ceará, um cartão para os seus bolsistas. O Cartão BB Pesquisa seguirá o padrão do mecanismo que já está sendo usado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com ele, os bolsistas da Funcap poderão adquirir equipamentos e materiais ou fazer qualquer outro pagamento previsto no sistema dos cartões de débitos comuns. Também será possível, da mesma forma que ocorre com os convencionais, usá-lo nos terminais de atendimento do Banco do Brasil e, em caso de viagens para outros países, na rede Visa.

Para os pesquisadores, a principal vantagem do cartão será a praticidade, já que ele poderá usar o serviço tanto no Brasil quanto no exterior e não precisará mais levar dinheiro em espécie. Já para a Funcap, o novo mecanismo irá facilitar o controle da movimentação dos recursos fornecidos para os projetos de pesquisa. Isso irá permitir um uso mais otimizado dos financiamentos da fundação, corrigindo eventuais distorções. De acordo com o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, a meta é implantar o Cartão BB Pesquisa até o fim do ano.

Com o cartão, a agência de financiamento pode adequar a utilização de acordo com as atribuições dos bolsistas. Os limites de gastos podem ser definidos por períodos (diário, semanal e mensal). Para facilitar o controle, o Banco do Brasil envia mensalmente a fatura com informações sobre as transações realizadas, separando as despesas efetuadas no Brasil e Exterior. Também são fornecidos vários relatórios detalhados por tipos de gastos, fornecedor e portador. O vencimento da fatura ocorre no dia 10 de cada mês.