Nome de nova espécie de aracnídeo homenageia professor da UECE

6 de agosto de 2009 - 18:22

O animal estava entre os exemplares coletados durante o trabalho do pesquisador sobre a fauna de formigas de solo em serras cearenses

Do Portal Funcap Ciência/ Por Alan Rodrigues

Em recente artigo publicado no periódico científico neo-zelandês “Zootaxa”, o especialista em aracnídeos, Dr. Adriano Kury (Museu Nacional do Rio de Janeiro), descreve uma nova espécie e novo gênero de opilião encontrado pelo pesquisador da Universidade Estadual do Ceará, professor Dr. Yves Quinet. Trata-se do Ricstygnus quineti, coletado na serra de Baturité, em 2002.

A descoberta do animal se deu por acaso. Durante a triagem da fauna de artrópodes coletada na serra, Quinet estranhou as características do aracnídeo. “Tinha reparado que esse opilião era bastante esquisito”, afirmou. O pesquisador resolveu enviar uma amostra para o Dr. Kury. “Ele me respondeu prontamente e disse que se tratava certamente de uma nova espécie e provavelmente de um novo gênero”, recorda.

O estudo morfológico realizado pelo especialista confirmou que, além de ser uma nova espécie, o opilião também representava um novo gênero. O nome da nova espécie é uma homenagem do especialista ao professor Quinet. Pelas regras da taxonomia, o nome deve ser latinizado; daí a denominação “quineti”.

A homenagem foi uma surpresa para o professor da UECE. “Não esperava isso. Quando enviei [a amostra] para o Adriano, nem sabia se era uma nova espécie ou um novo gênero. Achava que devia ser uma espécie já conhecida e, por curiosidade mesmo, queria saber qual era”, afirmou.
Além do opilião, os estudos feitos pela equipe de Quinet em diversas serras e chapadas cearenses propiciaram a coleta de formigas, aranhas, coleópteros, ácaros e crustáceos terrestres.

Saiba mais:

– O opilião é um aracnídeo pertencente à família Stygnidae.

– O professor Quinet é entomólogo e desenvolve pesquisas sobre a fauna de formigas.

– Entre 2002 e 2005, a equipe do pesquisador promoveu campanhas de amostragem da fauna de formigas de solo em serras e chapadas cearenses.

– A análise permitiu identificar 256 espécies de formigas, entre as quais três novas espécies e e um provável novo gênero.

– Atualmente, o pesquisador realiza a análise dos outros grupos coletados (coleópteros e aranhas), separando os animais em morfoespécies.