Cearenses conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Internacional de Química

6 de agosto de 2009 - 18:20

Da Agência Funcap, com informações da Olimpíada Brasileira de Química

Os cearenses Levindo José Garcia Quarto, João Victor Rocha Magalhães Caminha e Arthur Braga Reis conseguiram uma medalha de prata e duas de bronze durante a 41ª Olimpíada Internacional de Química (IChO). A competição, que terminou no dia 27 de julho, foi realizada na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Os quatro estudantes brasileiros que participaram da olimpíada eram do Ceará. Levindo obteve medalha de prata.

Essa foi a primeira participação dos estudantes em uma olimpíada internacional. O processo seletivo nacional foi a Olimpíada Brasileira de Química, composta de seis fases. A primeira teve participação de 164 mil jovens. Após várias seleções, 15 alunos ficaram para a última fase. Desses, nove eram cearenses, quatro paulistas, um paraense e um do Distrito Federal. Em março, esses quinze estudantes passaram duas semanas recebendo treinamento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aplicou as provas da última fase e selecionou os quatro cearenses para a Olimpíada Internacional.

Os estudantes selecionados para a IChO receberam treinamento em atividades de laboratório na Universidade Federal do Ceará (UFC) como preparação para os exames experimentais da competição.

Participaram da 41ª Olimpíada Internacional de Química 286 estudantes de 72 países, com idades entre 14 e 19 anos. A delegação brasileira foi chefiada pela professora Nágila Ricardo, da UFC e teve apoio do professor José Arimatéia Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O professor Sérgio Melo, coordenador da OBQ, avalia o resultado dos cearenses como excelente. “Essa foi a primeira vez que esses estudantes participaram de uma competição internacional e já conseguiram medalhas”. Nos últimos anos, o Ceará tem se destacado na Olimpíada Brasileira de Química. Em 2008, a estudante Thaís Macedo Bezerra, que participava pela segunda vez da Olimpíada Internacional de Química, conseguiu medalha de prata. Thaís atualmente estuda no Massachusetts Institute of Technology (MIT). No ano passado, o Ceará conseguiu quatro medalhas na IChO, sendo três de bronze e uma de prata.

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que tem como função selecionar os estudantes que representam o Brasil em olimpíadas internacionais, é organizada pela Associação Brasileira de Química em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e 28 universidades federais e estaduais. O Ministério da Educação e o CNPq são responsáveis pelas atividades da competição.