Alunos da UFC recebem premiação internacional

6 de agosto de 2009 - 18:17

Do site da UFC

Uma equipe formada por oito estudantes de Engenharia Elétrica da UFC foi premiada no IFEC 2009 – The International Future Energy Challenge, evento bienal que, este ano, se realizou na Austrália.

Coordenada pelo Prof. Demercil de Souza Oliveira Júnior, a equipe da UFC – única participante da América do Sul – foi selecionada junto com outras 11 equipes em todo o mundo. O trabalho se destacou pela abordagem técnica inovadora e receberá premiação em dinheiro.

”Conversor estático de alta eficiência e baixo custo para sistemas eólicos de pequeno porte” é o título do trabalho, desenvolvido pelos estudantes Amanda Rodrigues Rangel, Débora Lima Queiroz, Eduardo Façanha de Oliveira, Gean Jacques Maia de Sousa, Luís Paulo Carvalho dos Santos, Luiz Fernando Almeida Fontenele, Maria Izabel Batista Vieira Silva, Pedro André Martins Bezerra.

A equipe recebeu votos de congratulações da Assembléia Legislativa do Ceará, por iniciativa dos deputados José Albuquerque e Roberto Cláudio.

Para desenvolver o estudo os estudantes contaram com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Companhia Energética do Ceará (Coelce), além do apoio de infraestrutura e de pessoal recebido doo Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC.

O IEEE escolheu como proposta o desenvolvimento de um conversor que possa extrair o máximo de energia elétrica proveniente de um sistema eólico de pequeno porte e que possua baixo custo (menos de US$ 20,00). Turbinas eólicas de baixa potência são utilizadas para gerar energia em lugares de difícil acesso, como estações de telecomunicações e fazendas.

O invento é adequado para regiões que possuem carência no abastecimento de energia elétrica. E como o Ceará apresenta um dos maiores potenciais eólicos do Brasil, o projeto é bastante aplicável para esta realidade.

Além disso, o trabalho resultou em alguns artigos técnicos aceitos em congressos de grande expressividade nacional e internacional, tais como o Congresso Brasileiro de Energia Solar 2008 (CBENS 2008) – Florianópolis/SC, Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência 2009 (COBEP 2009) – Bonito/MS e o IECON 2009 (35th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society) – Porto / Portugal, além de trabalhos nos Encontros Universitários da UFC.