UFC promove o II curso de extensão Iniciativas Negras – trocando experiências

30 de julho de 2009 - 18:09

A Universidade Federal do Ceará promove, de 8 a 18 de outubro, o II curso de extensão Iniciativas Negras – trocando experiências. A iniciativa é da faculdade de Biblioteconomia do Campus do Cariri, tem patrocínio da Ford Foundation e conta com apoio da Actionaid, da Unifem, Coisas de Mulher e Instituto Ação Afro.

Segundo os organizadores, o objetivo do curso é aproximar pesquisadores, acadêmicos e ativistas de movimentos sociais negros para estimular a troca de conhecimentos e experiências. A programação é de 80 horas e prevê mini-cursos, painéis, oficinas, grupos de estudos, mesas redondas, vídeos e turismo cultural. Serão abordados temas como direitos humanos, gênero, saúde, redação de projetos, captação de recursos, ação afirmativa e história e cultura afro-brasileira.

A origem do curso oferecido na UFC é um evento realizado entre 2000 e 2004, no Centro de Estudos Afro-Brasileiros (CEAB) da Universidade Candido Mendes , no Rio de Janeiro. Com a demanda crescente, a edição passou a ser bienal e, nos anos de intervalo, foram criados os cursos regionais em várias partes do país.

No processo de seleção, 30 participantes terão direito a bolsas. Serão 15 com direito passagem (aérea ou terrestre), hospedagem e alimentação, sendo 10 reservadas para residentes das regiões Nordeste e Norte outras cinco para os moradores de outras regiões do Brasil. Outras 15 bolsas parciais são para pessoas de qualquer ponto do país residentes em qualquer ponto do país, que receberão hospedagem, alimentação e ajuda de custo no valor de R$ 100,00. No entanto, eles devem se responsabilizar pelas passagens (aéreas ou terrestres) de ida e volta.

O processo de inscrição será pelo correio. Cada candidato deve mandar um resumo, com no máximo 400 palavras com suas principais atividades acadêmicas e ou de ativista, na área do curso – incluindo o nome da organização ou universidade com a qual possui vínculo -, o curriculum vitae (Lattes ou não), uma carta de recomendação, uma lauda expressando sua expectativa em relação ao curso e definindo a categoria à qual está concorrendo (bolsista integral, geral ou parcial) e uma síntese (de uma lauda, no máximo) de alguma ação ativista ou trabalho acadêmico que tenha desenvolvido ou esteja desenvolvendo na área das relações raciais e ou de gênero.

As inscrições vão até o dia 10 de agosto Mais informações podem ser obtidas no endereço http://nblac.cariri.ufc.br/