Ceará sedia conferência internacional de astronomia

21 de maio de 2009 - 17:44

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o Ceará vai sediar, entre os dias 26 e 29 de maio, a Conferência Internacional “The Sun, The Stars, The Universe and General Relativity”, um encontro mundial de físicos, astrônomos, cosmólogos e outros pesquisadores ligados ao estudo do universo. O evento será realizado pelo Icranet (International Center for Relativistic Astrophisics Network, ou Centro Internacional para a Rede de Astrofísicos Relativistas)

Cerca de 40 cientistas de várias partes do mundo virão ao estado para celebrar três eventos importantes: a missão dos astrônomos ingleses em Sobral para observar o eclipse solar de maio de 1919, que gerou a primeira evidência da observação do desvio da luz de uma estrela pelo campo gravitacional do sol, como previsto por Albert Einstein; a descoberta do méson-pi por Cesar Lattes e Giuseppe Occhialini no Brasil e Cecil Powell na Inglaterra, anunciando o início da Física de partículas elementares e o trabalho sobre colapso gravitacional feito pelo físico brasileiro Mário Schoenberg e por George Gamow, pai da Teoria do Big Bang.

De acordo com Amaral Vieira, secretário geral do Icranet para a América Latina, o encontro prevê debates e palestras direcionadas aos físicos e astrofísicos, onde serão abordados temas como relatividade geral, ondas gravitacionais e super novas. Além disso, estão programados eventos para o público em geral, nas noites do dia 27, 28 e 29. O primeiro será a palestra “Buracos negros”, proferida por Remo Ruffini, diretor geral da Icranet. Depois, o será a vez do cosmólogo Mário Novello, coordenador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra) falar do tema “Do Big Bang ao universo eterno”.

No dia 29, o evento irá ser transferido para Sobral, onde haverá a palestra “O universo: passado, presente e futuro”, feita em conjunto entre Mário Novello, o físico de partículas Alberto Santoro (coordenador do Projeto Centauro, que está sendo desenvolvido no LHC, maior acelerador de partículas do mundo) e Amaral Vieira. O secretário do Icranet destaca que, pela relevância de Sobral para astrofísica mundial, a conferência também está sendo chamada de “Sobral Meeting”.

Outro fato importante do encontro é que no dia 26 será assinado um protocolo entre o Icranet e o Governo do Estado para a implementação de um acordo de cooperação científica. Amaral Vieira ressalta que o Ceará e o Rio de Janeiro são os dois únicos estados a firmarem as diretrizes desse acordo. Firmado em 2006 entre o Brasil e o Icranet e ratificado pelo Congresso Nacional em 2007, ele trará, graças ao protocolo assinado, os benefícios do convênio para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e para a Universidade do Vale do Acaraú (UVA),.

Amaral explica que o pacto irá permitir o desenvolvimento de um grupo de estudos de Física fundamental (Física de partículas, interações e astrofísica) e de cosmologia. Outro objetivo é implantar em, Fortaleza, um mestado e um doutorado de Física Fundamental. Já na UVA, sediada em Sobral, a meta é tornar a cidade um centro de referência no estudo da Astronomia e da Cosmologia, além de estimular, entre os alunos formados na universidade, a formação para a divulgação científica.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Icranet: www.icranetsouthamerica.org. O conteúdo está em inglês.