Colóquios sobre a Paisagem: Geopark Araripe

14 de maio de 2009 - 17:39

Da Agência Funcap

A Universidade de Fortaleza (Unifor) promoveu, essa semana, um encontro sobre o Geopark Araripe. Foram discutidos temas como a política de desenvolvimento regional e o parque como instrumento de redução do desequilíbrio entre Fortaleza e o interior do Ceará, o conceito de patrimônio e os diferentes programas de da UNESCO, além da concepção do Geopark Araripe.

O encontro faz parte da série “Colóquios sobre a Paisagem”, realizada pelo Laboratório da Paisagem, grupo de pesquisa da Unifor. Segundo os organizadores, o evento marca a comemoração do centenário de nascimento do paisagista Roberto Burle Marx e reúne mensalmente pesquisadores, estudiosos e profissionais para estimular a discussão sobre paisagens urbanas do Ceará, buscando o entendimento em torno da sua estruturação e uma análise crítica que possibilite o estabelecimento de novos parâmetros de intervenção.

De acordo com André Herzog, ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e um dos palestrantes do encontro, o Araripe possui a reserva fossilífera mais antiga do Brasil e da América. “Encontros como esse realizado pela Unifor são importantes para que a população conheça a história e o potencial do Geopark”, afirma.

Aproximadamente 60 pessoas, a maioria professores dos cursos de Arquitetura, Engenharia Ambiental e Turismo, participaram do encontro.

Para mais informações sobre o Geopark Araripe, acesse o blog http://geoparkararipe.blogspot.com/