II Encontro UECE de Ciência de Animais de Laboratório

O evento acontece no dia 3 de abril

Por Giselle Soares
Da Agência Funcap

Com o tema “Biossegurança e Bioterismo”, a UECE promove o II Encontro de Ciência de Animais de Laboratório, Animal Lab, no começo de abril.

A programação inclui encontro de pesquisadores, discussões, palestras e o minicurso “Introdução à Biosegurança e Bioterismo”, que acontece do dia 2 ao dia 7 de abril.

Diretores do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica, CEMIB, da Unicamp e da UFRJ participarão do evento, além de professores e administradores da UECE, UFC e de outras Instituições de Educação Superior.

Durante o encontro, será discutido o problema da ética em relação às tecnologias utilizadas nos animais de laboratório. O evento é promovido pelo Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (CMACF), Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Para a professora Vânia Ceccatto, coordenadora dos trabalhos do encontro, o biotério central da UFC pode ser considerado o único biotério de produção, que fornece animais de experimentação para toda a pesquisa da UFC e também para a UECE e outras IES do estado.

De acordo com a professora, o objetivo do evento para os pesquisadores é levantar questões importantes sobre o futuro da pesquisa pré-clínica na UECE, tendo como foco o respeito e a dignidade no trato com os animais.

As inscrições para o II Animal Lab UECE 2009 podem ser feitas através do site www.uece.br/animalabII até o dia 20 de março. O evento tem como público alvo alunos do mestrado e do doutorado, graduandos, pesquisadores e interessados na problemática da ética e tecnologia de animais de laboratório.

O evento é apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB), Banco do Nordeste, Bradesco e Organização Christus.

Mais informações podem ser obtidas no site www.uece.br/animalabII.