Apenas 0,13% dos estudantes brasileiros concluem um doutorado

30 de março de 2009 - 17:20

Da Agência Funcap

Por Giselle Soares

Aproximadamente 33 milhões de crianças ingressam no ensino fundamental todos os anos. Dessas, somente 0,13%, cerca de 9.874, chegam a concluir o doutorado. Os dados são de estatísticas de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram demonstrados durante o debate ocorrido na reunião mensal do Fórum de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará, realizado no dia 27 de março, em Fortaleza.

Segundo o professor Emídio, apesar dos dados preocupantes quanto ao número de alunos que chegam a concluir o doutorado no país, o Brasil tem motivos para comemorar: atualmente ocupa o 15º lugar no ranking de produção científica. Além disso, o mestrado brasileiro é o setor educacional que mais cresce no país (cerca de 10% ao ano), o que demonstra a preocupação de alunos e instituições de ensino superior com os programas de pós-graduação.

O diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, também destacou a ampliação do acesso ao portal de periódicos da instituição. Hoje, o acervo possui mais de 13 mil periódicos e pode ser acessado por universidades federais, estaduais e particulares, desde que tenham pelo menos um programa de doutorado com conceito cinco. O professor Emídio também ressaltou a importância da Capes para os programas de pesquisa do país. Segundo ele, 60% das bolsas de mestrado e doutorado do Brasil são da agência. Além disso, são distribuídas cerca de quatro mil bolsas internacionais por ano.

O Fórum de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará contou com a participação do professor Emídio de Oliveira, diretor nacional de Programas e Bolsas da Capes, do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno e do professor Renato Moreira, pesquisador da Universidade de Fortaleza (Unifor). O debate foi promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC).